Conecte-se conosco
 

Edição 203

Gestão – A importância de saber ouvir no ambiente de trabalho

Publicado

em

*Jackson Tadeu Ninno Soares

Quando falamos sobre liderança eficaz, saber ouvir é sempre uma das principais características citadas. Esse tipo de audição efetiva agrega valor ao nosso desempenho não só no local de trabalho, mas também traz qualidade aos relacionamentos interpessoais em um âmbito geral. Assim como não é uma habilidade que cabe exclusivamente aos líderes, saber ouvir deve fazer parte do contexto de vida de cada um. No entanto, ser um bom ouvinte envolve uma série de questões.

Por que “saber ouvir” é importante? Ser um bom ouvinte aumenta a capacidade das pessoas de atingirem seus objetivos. Isso se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. É preciso apenas saber distinguir a maneira certa de saber ouvir a família, os amigos, os colegas de trabalho e superiores, entre outros.

Falando mais precisamente sobre o lado corporativo, saber ouvir torna o profissional mais competitivo. “Ouvir” corretamente o cenário geral permite tomadas de decisões mais acertadas, melhores práticas de trabalho e aproxima as metas do sucesso. Para isso, é preciso ir além do que está sendo falado: expressões faciais e corporais, o que é dito nas entrelinhas, o comportamento do interlocutor e o ambiente.

Para saber ouvir, é essencial entender os diferentes tipos de ouvintes:

• Mau ouvinte: antecipa respostas, vem com ideias preconcebidas e muitas vezes não deixa o interlocutor se expressar;

• Ouvinte educado: escuta em silêncio – mas não está necessariamente ouvindo, concentrado naquilo que a outra pessoa está dizendo ou divaga para outras questões durante a conversa;

• Bom ouvinte: se concentra genuinamente em ouvir, faz perguntas inquisitivas e retoma o foco.

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM OUVINTE

A grande maioria das pessoas acredita que “saber ouvir” é a capacidade de absorver as palavras do outro, exatamente como elas são ditas. No entanto, uma pesquisa da Zenger Folkman, especialista em desenvolvimento de lideranças, analisou o comportamento de cerca de 3 mil participantes em um programa de desenvolvimento voltado para gestores e identificou as principais características daqueles que se destacaram como ouvintes notáveis:

1) Saber se concentrar no que é expressado

Saber ouvir envolve bem mais do que apenas ouvir em silêncio o que outro está falando – isso é ser um ouvinte educado, como mencionamos anteriormente.

A pesquisa mostrou que aqueles que foram considerados os melhores ouvintes faziam pequenas interações estimulantes, de modo a provocar no interlocutor insights e novos pontos de vista. Isso mostra que o ouvinte não só está ouvindo, mas prestando atenção e processando toda a informação, de forma a trabalhar os dados que possam contribuir para a conversa.

2) Fazer boas sugestões

Saber ouvir inclui também fazer boas sugestões, de forma construtiva. Em um ambiente de trabalho, é bastante comum ouvir queixas sobre como as pessoas se apressaram mais em dar uma solução ao problema e menos às melhores formas de solucionar a questão – os maus ouvintes. Lembre-se: um bom diálogo pede interrupções – mesmo que sejam para retomar o foco da pauta em questão. Isso mostra que o ouvinte está de fato presente na conversa e preparado para contribuir.

3) Ser colaborativo – e não combativo

Os melhores ouvintes detectados na pesquisa também foram aqueles que souberam dar e absorver críticas de uma forma tranquila e madura.

É muito comum que as pessoas fiquem na defensiva quando escutam pontos negativos – o que já prejudica o próximo ponto desta lista.

Uma das principais características dos maus ouvintes é a adoção de um perfil combativo em diálogos desfavoráveis: dão mais atenção às falhas no raciocínio que à fala do interlocutor. Lembre-se: o objetivo não é ganhar a discussão, mas sim promover uma, de forma saudável e positiva.

4) Proporcionar um ambiente seguro

Pessoas que sabem ouvir conseguem fazer de cada conversa uma experiência enriquecedora para a outra parte. O bom ouvinte não é aquele que ouve passivamente ou levanta críticas, mas aquele que faz a outra pessoa se sentir acolhida e em um ambiente seguro, que permita discutir pontos críticos e problemas de uma maneira confortável.

SABER OUVIR X EMPATIA

Embora a empatia desempenhe um papel determinante dentro de uma empresa, ela não é de fato essencial no processo de saber ouvir de forma eficaz. De acordo com o Jackson, a empatia ajuda a conhecer melhor o outro, a entender a história e o DNA psicológico de cada um. Ela deve estar presente nas relações entre subordinados, colegas e superiores, no atendimento ao cliente e venda, na atração de talentos e nos gerenciamentos de crise, mas é possível ser um bom ouvinte mesmo sem que haja empatia entre as partes.

COMO DESENVOLVER A CAPACIDADE DE SABER OUVIR

Como você pode ver acima, ser um bom ouvinte é um processo delicado. Em um ambiente corporativo, pode ser ainda mais difícil.

Em um mundo de constantes distrações, sobrecarga de informações e a necessidade de atenção, ser um bom ouvinte requer dedicação e preparo. Por isso, trago duas dicas para desenvolver ou aprimorar sua habilidade de saber ouvir:

1º Fuja dos preconceitos

Uma das principais características do mau ouvinte é predeterminar questões e não dar espaço para a outra pessoa expressar ou concluir seu raciocínio. Para ser um bom ouvinte, é importante entrar na conversa preparado para receber dados – ou provocar o recebimento deles com perguntas assertivas.

2º Exercite sua concentração

Saber ouvir está conectado ao nível de atenção que você dá ao que está sendo dito. É importante treinar essa habilidade para tornar-se um bom ouvinte. Para isso, você pode investir em exercícios de meditação e yoga ou a técnica dos 20 segundos.

Pessoas interessadas em serem bons ouvintes devem se dedicar a um exercício mental focado em concentração: treinar a atenção com assuntos que habitualmente não são do seu interesse. Veja quanto tempo consegue manter-se focado e vá consistentemente aumentando com o tempo.

* Jackson Tadeu Ninno Soares é Coach Master International

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade