Home Sem categoria Goiás tem chuvas acima da média, enquanto São Paulo abaixo
Sem categoria

Goiás tem chuvas acima da média, enquanto São Paulo abaixo

Compartilhar
Natália Cherubin

 

No mês de abril, houve uma diferença no comportamento das chuvas entre os estados de Goiás e São Paulo. Enquanto em Goiás, a precipitação para o mês foi 20% acima da média histórica, em São Paulo, o volume de chuvas foi escasso e bem abaixo da média histórica para o mês.

Ainda assim, de acordo com o Boletim de Monitoramento de Cana-de-açúcar do LNBR (Laboratório Nacional de Biorrenováveis), um dos quatro Laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o balanço hídrico climatológico de ambos os estados permanece majoritariamente positivo ou em estado de equilíbrio e não apresenta déficit hídrico superior a 10 milímetros.

Segundo o LNBR, em Goiás, ainda é possível observar algumas regiões com excedentes, devido ao maior volume de chuvas atípico para o mês. No Estado de São Paulo, o vigor vegetativo dos canaviais apresentou queda, porém, permaneceu próximo da média histórica registrada para o período.

“Os valores de NDVI em queda desde o mês anterior para algumas microrregiões no estado de Goiás, também diminuíram neste mês. Para os próximos meses espera-se que, tanto o balanço climatológico quanto o vigor vegetativo da cultura, comecem a apresentar valores negativos e/ou abaixo da média histórica devido ao início do período de estiagem”, disseram os analistas do LNBR.

São Paulo

No Estado de São Paulo a precipitação total do mês de abril foi de 27 mm, com os eventos de chuva concentrados nos primeiros 15 dias do mês. Este valor foi 60% abaixo da média histórica para o mês, de acordo com o Boletim. Com isso, o balanço climatológico de São Paulo retornou em sua totalidade para o estado de equilíbrio, com déficits e excedentes hídricos de até 10 milímetros.

“Neste mês de abril, todas as mesorregiões do Estado de São Paulo apresentaram valores de precipitação inferiores à média histórica. Seguindo a tendência das chuvas, os valores de NDVI em todas as mesorregiões também apresentaram valores inferiores à média histórica”, afirmam os analistas do LNBR.

Devido às chuvas atípicas que ocorreram nos meses anteriores, principalmente no mês de fevereiro, o Estado de São Paulo entrará no período de estiagem com um vigor vegetativo ainda próximo da média histórica. Espera-se nos próximos meses, com a diminuição das chuvas, uma maior queda do vigor vegetativo da cana-de-açúcar.

Goiás

No mês de abril, as chuvas no estado de Goiás resultaram em um volume de 103 mm, valor 20% acima da média histórica para o mês. Sendo assim, ainda é possível observar áreas (azuis) com excedente hídrico de até 33 milímetros no balanço climatológico da região em estudo. Porém, como esperado para o início do período de estiagem, o balanço hídrico tem retornado majoritariamente ao seu estado de equilíbrio (déficits e excedentes de até 10 milímetros).

No estado de Goiás, os valores de precipitação no mês de abril apresentaram variação de uma microrregião para a outra, predominando, porém, valores acima da média histórica registrada.

Anápolis, Ceres, Anicuns, Goiânia e Vale do Rio dos Bois apresentaram valores de precipitação superiores às médias históricas, sendo que as demais apresentaram valores inferiores.

Mesmo com este aumento na precipitação, o vigor vegetativo da cultura não está totalmente recuperado para as microrregiões de Goiás e Quirinópolis.

Sudoeste de Goiás, Vale do Rio dos Bois, Meia Ponte e Anápolis seguem em estabilidade dentro da média histórica dos valores de NDVI e Anicuns, Ceres e Catalão apresentaram valores superiores à média. Com a aproximação da estiagem e a escassez típica das chuvas, espera-se uma queda no vigor vegetativo da cultura, principalmente para as regiões de Quirinópolis e Goiânia.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...