Home Últimas Notícias Inpasa terá usina de etanol de grãos na Bahia
Últimas Notícias

Inpasa terá usina de etanol de grãos na Bahia

Planta etanol milho inpasa
Foto: Inpasa/divulgação
Compartilhar

A Inpasa divulgou nesta terça-feira, 10, o projeto de instalação de sua oitava biorrefinaria, desta vez na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA). O local é conhecido pela vocação ao agronegócio, com destaque para a produção de soja, algodão, milho e sorgo. Com a chegada da indústria, segundo a companhia, haverá um estímulo para o incremento produtivo com avanço tecnológico e aumento na liquidez.

Ainda de acordo com a Inpasa, a unidade receberá um investimento estimado de R$ 1,2 bilhões para uma capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos. A perspectiva é produzir, anualmente, 460 milhões litros de etanol, 230 mil toneladas de grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS), 23 mil toneladas de óleo vegetal e 200 GWh de energia elétrica.

“Entre os desafios para a construção da nova unidade, está o desenvolvimento do cultivo de segunda safra de milho e sorgo; fomento ao uso da proteína vegetal proveniente da transformação de grãos; desenvolvimento da cadeia de fornecimento de biomassa; estímulo ao consumo de etanol no estado e incentivo ao desenvolvimento de toda cadeia de suprimentos e de mão de obra”, enumera a Inpasa.

Também conforme a companhia, serão gerados cerca de 2,5 mil empregos durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações. Além disso, para viabilizar o empreendimento serão envolvidos cerca de 200 fornecedores diretos e mais de 10 mil cargas transportadas.

Atualmente, a Inpasa possui duas plantas em operação no Paraguai e três no Brasil (Sinop, Nova Mutum, Dourados). A companhia ainda possui duas unidades em construção, em Sidrolândia (MS) e Balsas (Maranhão).

Juntas, as usinas terão capacidade de processar cerca de 12 milhões de toneladas de grãos anualmente, totalizando 5 bilhões de litros de etanol ao ano, além de 3 milhões toneladas de DDGS, 300 mil toneladas de óleo e 1.513 GWh de energia elétrica.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...