Agrícola
Irrigação de cana por assinatura, já pensou?
Companhia especializada em sistemas de irrigação por gotejamento a partir de agora passa a oferecer uma solução de irrigação sob medida para usinas e produtores de cana
Imagine poder irrigar ou fertirrigar seus canaviais sem a necessidade de ter uma equipe própria e especializada ou mesmo sem ter um sistema de irrigação dentro da sua usina ou propriedade? Imagine então assinar um plano de serviço que ofereça não só técnicos especialistas para realizar o planejamento e a operação dos seu sistema de irrigação por gotejamento – caso já possua – mas também a instalação completa de toda a infraestrutura, sistema de irrigação por gotejamento e a operação por um preço mensal que caiba dentro do seu orçamento agrícola?
Isso é o que promete a Netafim, empresa especializada em sistemas de irrigação por gotejamento, que acaba de lançar para o mercado sucroenergético o Netafim Services – um modelo de negócio inovador no qual a companhia disponibiliza a irrigação por meio de três planos de serviço baseados em assinatura.
Caio Hosken Melo Macedo, gerente Comercial da Netafim, explica que este modelo criado pela companhia para a irrigação se baseia na premissa que os consumidores estão cada vez mais propensos a investir na experiência proporcionada por algum bem ou serviço do que propriamente na posse do mesmo.
“Dentro da Netafim, a iniciativa que nasceu no México há aproximadamente três anos e tem se espalhado por todo mundo muito rapidamente por garantir o sucesso dos projetos e acelerar a transferência de know how e tecnologias referentes a irrigação localizada”, adiciona.
Como funciona?
A Netafim criou três modelos de plano de assinatura: o Plano Anual de Serviços; o plano de Operação de Manutenção; e o Plano de Irrigação por assinatura;
O plano anual de serviços é um plano de consultoria e nele os clientes que já possuem sistemas de irrigação podem se beneficiar de uma consultoria exclusiva da Netafim, que reúne seus especialistas técnicos e agronômicos para garantir que a usina ou produtor extraiam 100% dos benefícios existentes, maximizando o retorno no investimento e reduzindo riscos na operação.
“Treinamos a equipe, diagnosticamos e sugerimos melhorias para extrair o máximo potencial do sistema de irrigação”, adiciona o gerente Comercial da Netafim.
No plano de operação e manutenção a Netafim dá um passo adiante na integração e fornece aos clientes do plano toda a equipe necessária para realizar a operação diária e a manutenção periódica do sistema de irrigação.
“Desta forma, as usinas e produtores possuem total tranquilidade para focar no seu negócio, que é produzir mais, com menos”, explica Macedo.
A terceira opção da companhia é o plano de irrigação por assinatura, que vem como diferencial da iniciativa. Com ele é possível ter um sistema completo de irrigação pagando apenas uma mensalidade, similar aos serviços de máquinas, carros, vídeos e até vinhos por assinatura.
“Com a Netafim por Assinatura, trazemos mais uma vez uma solução inovadora para o mercado. Onde a Netafim projeta, instala, opera e mantém o seu sistema de irrigação através de uma assinatura mensal, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais”, detalha Macedo.
Além dos tradicionais benefícios da irrigação por gotejamento que é o aumento na produtividade e previsibilidade da produção do canavial, aumento de longevidade, podendo ultrapassar uma década e economizando de 1 a 2 reformas, a redução do custo de transporte da cana e a maior pontuação em programas como Renovabio, a irrigação por assinatura tem outros ganhos.
“A irrigação por assinatura transforma Capex em Opex, ou seja, nós sabemos que existem muitas frentes de investimento dentro de uma usina de cana e nós podemos ajudar, através do plano de irrigação por assinatura, a reduzir essa competição de Capex e/ou acelerar a adoção da tecnologia de gotejamento”, afirma o gerente Comercial da Netafim.
Além disso, ele explica que os planos de serviços permitem a transmissão de conhecimento, já que com o time técnico e agronômico da Netafim é possível que a usina ou produtor acelere a transmissão do conhecimento do fabricante para o usuário da tecnologia, reduzindo a curva de aprendizado e maximizando resultados.
“Além disso permite a maximização de retorno de investimento, esse know how transferido garante que o projeto funcione em sua capacidade ideal e proporciona o máximo retorno produtivo para o seu negócio”, destaca.
Custos e formas de pagamento
No geral, para a contratação do plano é feito o pagamento de um valor de entrada que corresponde a cerca de 10% do valor do projeto, para que a Netafim possa mobilizar os equipamentos e as pessoas necessárias para instalação, operação e manutenção.
O restante do custo é pago pelo cliente através de uma mensalidade fixa que pode variar de acordo com o tamanho a complexidade do projeto e o nível de tecnologia que ele terá.
“Os contratos, geralmente variam de acordo com o plano de serviços contratado. Para os planos anuais, como o nome já diz a vigência, é anual e pode ser renovado sempre que necessário. Para os planos de operação e manutenção a vigência gira entre três e cinco anos, que é o tempo médio de maturação de um projeto de irrigação”, detalha o gerente Comercial da Netafim.
E para um projeto de irrigação por assinatura a vigência varia de seis a 10 anos. “Após o final do contrato o equipamento de irrigação é de propriedade da usina ou produtor que pode escolher entre criar a sua própria equipe para continuar o trabalho ou renovar a parte de operação e manutenção por mais um contrato até que seja necessário a reforma daquele sistema de irrigação”, conclui Macedo.
Quer conhecer melhor todos os planos oferecidos e cotar um que atenda às suas necessidades? A Netafim estará presente da Agrishow 2022 no estande B20D.
Cadastre-se e receba nossa newsletter