Home Últimas Notícias Justiça declara como encerrada a Recuperação Judicial da Santa Terezinha
Últimas Notícias

Justiça declara como encerrada a Recuperação Judicial da Santa Terezinha

Foto/Reprodução
Compartilhar

O grupo, que tem sete unidades sucroenergéticas no Paraná, conseguiu equalizar uma dívida de R$ 4 bilhões junto aos credores

A justiça declarou a recuperação judicial do grupo sucroenergético Santa Terezinha como concluída nesta terça-feira, 26. A decisão é do juiz Rafael Altoé, da 4ª Vara Cível de Maringá. O grupo sucroenergético, que tem sete usinas ativas e atua em mais de 50 cidades do noroeste do Paraná, gerando mais de oito mil empregos diretos, entrou com o pedido de recuperação judicial em março de 2019.

A medida foi necessária depois que um credor não aceitou negociar a dívida, que se acumulava em função de prejuízos com quebras de safras, disse o diretor jurídico da Santa Terezinha, Sidney Samuel Meneguetti em entrevista à CBN.

“Foi uma conjuntura de fatores. A gente teve, realmente, uma crise climática muito grande em 2015, a ponto de a Santa Terezinha ter deixado de colher em torno de 3,5 milhões de toneladas de cana. Isso é como se a unidade de Tapejara estivesse parada o ano todo, sem produzir, mas com o custo fixo”, relembra.

De acordo com o diretor, isso deu início a conversas com bancos para uma reestruturação dos débitos. Em 2018, entretanto, uma seca prejudicou novamente os canaviais. “Infelizmente, um dos credores não estava alinhado com o caminho da reestruturação”, completa.

Agora, com o fim da recuperação judicial, a companhia retoma o crédito junto às instituições financeiras. “Quando uma empresa está em recuperação judicial, o maior desafio dela é o crédito”, afirma Meneguetti.

Mas o diretor observa que, mesmo durante esse período, a empresa cresceu, preservando e gerando novos empregos. “A gente também conseguiu ganhar produtividade nos nossos canaviais, aumentando ainda mais o nível de profissionalização da empresa”, assegura.

Em nota, o Conselho de Administração e a diretoria da Usina Santa Terezinha agradeceram todos os funcionários, parceiros agrícolas e parceiros comerciais “pela confiança depositada, permitindo a superação de mais esta etapa, que ficará marcada na história da empresa como um momento de transformação e resiliência.”

Com informações da CBN/ Luciana Peña
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Bunge prevê lucro abaixo das estimativas para 2026 devido à incerteza macroeconômica

A Bunge estimou nesta quarta-feira, 4, um lucro ajustado para o ano...

Últimas Notícias

Raízen avalia reestruturação de dívidas com haircut, dizem fontes

Pressionada por juros altos e apostas que ainda não geraram retorno, como...

Últimas Notícias

STJ suspende decisões favoráveis a distribuidoras contra RenovaBio

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu...