Home Mercado Mercado de milho inicia 2025 com alta nos preços e estoques reduzidos
MercadoÚltimas Notícias

Mercado de milho inicia 2025 com alta nos preços e estoques reduzidos

Compartilhar

Os preços do milho no mercado brasileiro iniciaram o ano de 2025 em alta, reflexo do aquecimento da demanda e da postura retraída dos vendedores. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mesmo com o avanço da colheita de verão, os produtores priorizaram os trabalhos de campo e mantiveram a oferta no mercado spot limitada, não demonstrando pressa em liberar os armazéns.

De acordo com pesquisadores do Cepea, os compradores esperavam que o início da colheita aumentasse a disponibilidade do cereal, mas essa expectativa não se confirmou. “Os produtores estão atentos às condições do mercado e, por enquanto, priorizam suas operações de campo”, afirma o Cepea.

Na semana seguinte, de 13 a 19 de janeiro, o cenário de firmeza nos preços se manteve. O suporte veio, novamente, da retração de vendedores, mas também do aquecimento da demanda e das baixas estimativas de estoques. Dados da Conab analisados pelo Cepea indicaram que o estoque de passagem da safra 2023/24, que encerra em janeiro, foi reduzido para 2,53 milhões de toneladas. Esse valor representa uma queda significativa frente à projeção anterior de 4,42 milhões de toneladas, refletindo um aumento nas exportações, que foram atualizadas para 38,5 milhões de toneladas.

Os pesquisadores do Cepea destacam que a necessidade de reposição de estoques manteve os compradores ativos no mercado spot, o que contribuiu para sustentar as cotações.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...