Home Últimas Notícias Minas Gerais terá proposta de revisão do ICM até setembro
Últimas Notícias

Minas Gerais terá proposta de revisão do ICM até setembro

Compartilhar

Na última sexta-feira, 20, o governador Romeu Zema (Novo) revelou que o Estado apresentará uma proposta de um novo regulamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). O projeto tem previsão de conclusão até setembro.

A última revisão do imposto foi feita pelo governo em 2002. A regulamentação será por meio de decreto da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). De acordo com o Jornal Estado de Minas, o projeto não prevê mudanças nas alíquotas sobre produtos e serviços para consumidores finais, mas cria facilidades para as empresas gerirem seus negócios.

Zema fez o anúncio durante o encerramento do 1° Congresso de Direito Empresarial, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. “O ICMS infelizmente se transformou numa colcha de retalhos. Vamos escutar todos os interessados, que são os pagadores de impostos”, disse o governador.

A iniciativa prevê a revisão de normas para facilitar a compreensão, reduzir a burocracia, ampliar a transparência e reforçar a segurança jurídica tributária. O texto buscará uma padronização da redação, para que institutos jurídicos iguais sejam referenciados de maneira uniforme, além de simplificação das obrigações acessórias retirando as exigências que não se adequam mais ao atual contexto tecnológico.

A ideia é levar para a sociedade a proposta e instruções para que sejam apresentadas sugestões para aprimorar o texto final. Os representantes das empresas terão dois meses para apresentar sugestões no projeto até ser incorporada ao regulamento do ICMS.

Com informações do Estado de Minas

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...