Home Últimas Notícias Ministério da Agricultura volta a ter funções estratégicas
Últimas Notícias

Ministério da Agricultura volta a ter funções estratégicas

Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado/Flickr
Compartilhar

O texto final sobre a gestão compartilhada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Medida Provisória 1154/2023, foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados por 337 votos contra 125.

A MP, do relator e deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), determinou que a agricultura geral ficará com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a agricultura familiar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As questões referentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) serão de responsabilidade do Ministério da Gestão e Inovação. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública voltará a responder pelo reconhecimento e pela demarcação de terras indígenas.

O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que as alterações devolvem o protagonismo do Mapa e possibilitam ao setor agropecuário seguir em pleno desenvolvimento. Ainda de acordo com ele, a ida do CAR e do PRA para um Ministério técnico permitem a continuidade do avanço no cadastro de produtores rurais e constante aprimoramento do agro brasileiro.

Reestruturação de Ministérios

A MP que prevê a reestruturação dos ministérios, retirou atribuições das Pastas do Meio Ambiente, Povos Indígenas e Desenvolvimento Agrário em relação à proposta original do governo Lula (PT), foi aprovado ontem, 1, pelo Senado Federal por 51 votos a favor, 19 contra e uma abstenção.

O Ministério do Meio Ambiente perdeu o controle sobre três sistemas de informação sobre saneamento básico, que foram transferidos para a responsabilidade das Cidades. Marina também não será mais responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que passará para o Ministério da Gestão.

A pasta de Guajajara, o Ministério dos Povos Indígenas, perdeu a gestão sobre a demarcação de terras indígenas, que passará a ser controlada pelo Ministério da Justiça. Outra mudança é a gestão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que era vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e passou a ser dividida com o Ministério da Agricultura.

Natália Cherubin com informações do Globo Rural

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...