Nos EUA, confiança de produtores rurais atinge menor nível em 3 anos

A confiança de produtores rurais nos Estados Unidos atingiu o menor nível em três anos em abril, refletindo preocupações com os efeitos da pandemia de covid-19, a queda dos preços de commodities e problemas na cadeia de suprimentos.

O indicador conhecido como Barômetro da Economia Agrícola, da Universidade Purdue/CME Group, registrou em abril 96 pontos. Esta foi a primeira vez que o índice ficou abaixo de 100 pontos desde outubro de 2016.

A percepção de produtores sobre as condições econômicas atuais e futuras também piorou acentuadamente. O Índice de Condições Atuais teve em abril sua maior queda mensal, recuando 39 pontos para uma leitura de 72 pontos. O Índice de Expectativas Futuras caiu 18 pontos, para 108.

“Nos últimos dois meses, produtores sentiram as primeiras ondas de choque criadas pelo novo coronavírus”, disse James Mintert,.diretor do Centro para Agricultura Comercial da Universidade Purdue.

De acordo com uma matéria publicada no jornal ‘Estadão’, na pesquisa de abril, dois terços dos entrevistados disseram que estão muito preocupados ou preocupados com o impacto do novo coronavírus sobre a rentabilidade de suas fazendas. Além disso, 54% disseram que devem se inscrever em algum programa federal de assistência relacionado à covid-19.