Mercado
OMC autorizou abertura de painel contra a Índia, diz Unica
A UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar), informou que a OMC (Organização Mundial do Comércio) aceitou o pedido de abertura de painel contra a Índia, por conta de subsídios à produção de açúcar local. Segundo a nota oficial da entidade, a OMC abrirá três painéis, com as queixas feitas por Brasil, Austrália e Guatemala.
“Acreditamos que o painel abra um espaço político para o estabelecimento de diálogo com o governo e o setor produtivo da Índia na busca por soluções de mercado, que se sustentem no longo prazo, para a produção de açúcar local, como a adoção do etanol combustível em larga escala”, diz, na nota, o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão.
De acordo com a Unica, os questionamentos feitos pelos três países na OMC têm diferenças pontuais.
No entanto, tocam no mesmo problema: os elevados preços mínimos pagos pela cana e os subsídios à exportação de açúcar por parte do governo indiano.
Segundo o comunicado da entidade, a cana é fonte de renda para cerca de 35 milhões de produtores rurais indianos.
A entidade informa ainda que seus executivos já estiveram na Índia por pelo menos duas vezes para discutir questões ligadas à produção. Uma nova missão ao país deve ser realizada em novembro.
Ainda de acordo com a Unica, a Global Sugar Alliance Aliança Global do Açúcar), entidade que reúne o setor produtivo de vários países produtores da commodity trabalhará na busca de alternativas para o país.
Cadastre-se e receba nossa newsletter