Home Últimas Notícias ORPLANA participa de encontros globais do setor sucroenergético em Londres
Últimas Notícias

ORPLANA participa de encontros globais do setor sucroenergético em Londres

Compartilhar

Presença na WABCG e no Seminário Internacional da ISO reforça o envolvimento brasileiro nos debates sobre sustentabilidade, competitividade e remuneração da cana-de-açúcar

A ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participa, entre os dias 1º e 3 de dezembro, de dois dos principais encontros internacionais do setor sucroenergético em Londres, na Inglaterra. A agenda reúne a WABCG (World Association of Beet and Sugar Cane Growers) e o 34º Seminário Internacional da ISO (International Sugar Organization), que são considerados fóruns estratégicos para a formulação de políticas e o alinhamento global do mercado.

A entidade será representada pelo presidente Gustavo Rattes, o vice-presidente Bruno Rangel e o CEO José Guilherme Nogueira. Também farão parte da comitiva as associações Canaoeste, Olicana e Socicana.

A WABCG, que reúne produtores de cana e beterraba-açucareira de diversos países, será o primeiro compromisso da delegação. No encontro, que será realizado no dia 1º, a organização vai apresentar as demandas dos produtores de cana brasileiros, destacando questões relacionadas à remuneração da matéria-prima, aos custos crescentes de produção e ao aumento dos riscos assumidos pelo setor canavieiro.

Já nos dias 2 e 3 de dezembro, a ORPLANA participa do seminário da ISO, que terá extensa programação com palestras e debates com os principais nomes do setor sucroenergético mundial. No dia 3, às 15h, a comitiva da ORPLANA acompanha a participação brasileira de Almir Torcato, gerente executivo da Canaoeste, que integrará um debate ao lado de Christopher Papworth, presidente do Conselho de Açúcar do Reino Unido (NFU), e de um representante da United Beet Seeds.

A entidade ocupa posição estratégica nos dois eventos, contribuindo para debates que envolvem sustentabilidade, competitividade e governança da cadeia produtiva.

Desafios dos produtores

De acordo com o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, o atual cenário do setor no Brasil exige atenção internacional. “Em Londres, vamos levar a mensagem sobre os desafios que o produtor de cana enfrenta, especialmente na remuneração dos últimos anos e no avanço dos custos. O produtor está disposto a assumir riscos, mas a conjuntura é cada vez mais complexa e requer apoio do setor e do governo para avançar”, afirma.

Com a presença na WABCG e no seminário da ISO, a ORPLANA busca ampliar a representação do produtor de cana do Brasil e contribuir para decisões que influenciam a produção agrícola e a competitividade da cadeia nos próximos anos.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
raízen
Últimas Notícias

Raízen avança para vender ativos acima de US$ 1 bilhão na Argentina, dizem fontes

Plano de desinvestimento da Raízen mira reduzir a dívida da gigante de...

O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

“A COP30 foi muito melhor do que esperávamos”, afirma Roberto Rodrigues

O ex-ministro da Agricultura e coordenador-geral do FGVAgro, Roberto Rodrigues, afirmou durante...

DestaqueÚltimas Notícias

Libra Etanol é investigada por suspeita de sonegar R$ 120 milhões em Mato Grosso

As apurações resultaram na deflagração da Operação Cana Caiada, que cumpriu dez...

Últimas Notícias

Moody’s rebaixa Raízen e XP alerta: alavancagem alta exige reforço urgente de capital

Reclassificação da Raízen para Ba1 reflete pressão no caixa, dívida crescente e...