Conecte-se conosco
 

Mercado

Países se unem ao Brasil em ação na OMC contra subsídios da Índia

Publicado

em

Redação RPAnews – Uma ação, liderada pela Austrália, Brasil e Guatemala, membros da Global Sugar Alliance (Aliança Global do Açúcar em português) – apoiam painel na OMC (Organização Mundial do Comércio) para investigar e deliberar sobre os subsídios da Índia ao açúcar.

A ação cobra da Índia uma prestação de contas sobre as políticas que distorcem o comércio internacional de açúcar, situação que vem ganhando proporções preocupantes desde 2018, quando Austrália e Brasil acusaram as práticas indianas.

O dumping do açúcar subsidiado no mercado global reduziu os preços, a renda e colocou em risco empregos nas indústrias mais eficientes do mundo. De acordo com Greg Beashel, diretor-geral da Global Sugar Alliance e da QSL, a Índia, como todos os membros da OMC, concordou em obedecer a um conjunto de regras e compromissos internacionais que permitem o comércio mundial e proíbem subsídios injustos que distorcem o mercado. “É hora de a Índia se retratar”, disse.

Para Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), os preços da cana-de-açúcar da Índia devem estar atrelados aos preços do açúcar no mercado internacional e seus excessivos subsídios à exportação devem ser eliminados.

“Um passo importante seria desviar o excesso de açúcar para a produção de etanol e restringir o apoio à indústria aos parâmetros estabelecidos pela OMC”, acrescenta.

Leopoldo Bolaños, trader internacional da Associação Guatemalteca de Açúcar, afirmou que a Guatemala não tem opção a não ser se unir à ação da OMC. “Nós simplesmente tivemos que nos juntar a nossos amigos australianos e brasileiros para tomar essa ação na OMC. Nossas indústrias estão sofrendo danos significativos como resultado direto dos subsídios da Índia”, disse.

De acordo com a Unica, a ação da Austrália, Brasil e Guatemala recebe o apoio da maioria dos integrantes da Global Sugar Alliance. “A indústria açucareira tailandesa concorda totalmente com a ação. Estamos trabalhando com o governo, pedindo que apoie a Austrália, o Brasil e a Guatemala nesta importante iniciativa da OMC”, afirmou Vibul Panitvong, presidente do conselho executivo da Thai Sugar Millers Corporation.

Para a presidente do Canadian Sugar Institute, Sandra Marsden, a ação é necessária porque a Índia está ignorando suas obrigações na OMC. “Estamos incentivando o governo canadense a participar como terceiro, assim que um painel for estabelecido”.

RPAnews com informações da UNICA

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade