Home Últimas Notícias Pernambuco deve moer cerca de 14 milhões de toneladas em 2023/24
Últimas Notícias

Pernambuco deve moer cerca de 14 milhões de toneladas em 2023/24

Foto/Ilustração
Compartilhar

O Estado é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste

A atual safra da cana-de-açúcar 2023/24 de Pernambuco, que persegue até a segunda semana de abril, deve atingir 14 milhões de toneladas em Pernambuco. Segundo estimativa feira pelo Sindaçucar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco), com o acumulado processado até 29 de fevereiro, mostrou que foram moídas 12,091 milhões de toneladas de cana-de-açúcar que resultaram na fabricação de 936 mil toneladas de açúcar e 250 milhões de litros de etanol.

Se até o final da temporada forem processadas as 14 milhões de toneladas de cana, a expectativa é de uma produção de 1,1 milhão de toneladas de açúcar e cerca de 340 a 360 milhões de litros de etanol.

Na safra passada (2022/2023), foram processadas 14,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, segundo informações do Sindaçúcar-PE. A moagem de 2022/2023 resultou na produção de 995 mil toneladas de açúcar e 363 milhões de litros de etanol. A expectativa é de que na atual safra (23/24), sejam fabricadas 1,1 milhão de toneladas de açúcar e ocorra uma produção de etanol similar a da safra passada (22/23).

No ano passado, a expectativa era de que na atual safra fossem processadas 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Segundo o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, o clima atrapalhou a projeção. O El Niño de 2023/2024 não provocou estiagem na Zona da Mata de Pernambuco, mas trouxe uma alteração climática. Isso fez com que não ocorressem, em algumas localidades, as chuvas necessárias justamente quando a planta estava germinando e precisava da água pra se desenvolver, o que se refletiu na colheita.

Em Pernambuco, são 13 usinas em funcionamento. As exportações de açúcar na safra passada totalizaram 700 mil toneladas e devem alcançar o mesmo montante na atual moagem. “As exportações têm se mantido forte. Cerca de 65% do açúcar produzido em Pernambuco vai para o exterior”, afirmou Cunha ao jornal Movimento Econômico. Na safra passada, os destinos que receberam maiores volumes foram Estados Unidos, México, Canadá, Itália e Holanda.

Norte e Nordeste devem moer 60 milhões de t

Com cerca de 87% da safra 2023-2024 de cana-de-açúcar já concluída no Norte e Nordeste até 29 de fevereiro, dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) mostram que a produção de açúcar e etanol hidratado seguiu em alta. De acordo Renato Cunha, também presidente-executivo da NovaBio, o açúcar apresentou alta de 12,4%, alcançando 3,22 milhões de toneladas contra 2,87 milhões de toneladas observadas no mesmo período da temporada anterior. Já a fabricação do biocombustível hidratado, aquele comercializado diretamente nas bombas, cresceu 12,3%.

“Foram produzidos 1,05 bilhão de litros contra 938,8 milhões de litros verificados na segunda quinzena de fevereiro do ano passado”, informa Cunha

No acumulado da safra 2023-2024 até o dia 29 de fevereiro, o volume de cana-de-açúcar processado aumentou 4,7% em comparação aos números verificados em igual data de 2023. A moagem atingiu 55,24 milhões de toneladas ante 52,76 milhões de toneladas fabricadas no mesmo período da safra 2022-2023. A expectativa é que o Norte e Nordeste cheguem a moer 60 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Iniciativa une formação técnica e experiência prática para jovens que desejam iniciar carreira...

Últimas NotíciasDestaque

Safra de cana em Minas deve crescer 11,6% e atingir 83,3 milhões de toneladas em 2026/27

Segundo a SIAMIG Bioenergia, avanço é puxado por ganho de produtividade e...

Últimas Notícias

Governo deve anunciar aumento da mistura do etanol na gasolina para 32%

Medida que eleva teor de biocombustível compõe pacote do governo de ações...

Últimas Notícias

Tempo seco em área central do Brasil ameaça milho tardio, mas favorece colheita de cana

Um tempo mais seco em parte da região central do Brasil coloca...