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Pesquisa revela que 89% dos brasileiros acreditam que agro deve ser reconhecido como sustentável

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Realizado pela Tereos em parceria com o Instituto Datafolha, estudo analisou conhecimento da população sobre o tema e a importância do agronegócio na transição para uma economia de baixo carbono

Em parceria com o Instituto Datafolha, a Tereos realizou uma pesquisa inédita para analisar o conhecimento e a percepção dos brasileiros sobre mudanças climáticas e o papel do agronegócio nessa discussão. Foram ouvidas 2.009 pessoas, em todas as regiões do Brasil, ao final de 2024, sendo que 52% do total de respondentes afirmou ter algum tipo de ligação direta com o agronegócio.

Uma das descobertas do estudo é que 38% da população considera que o governo (executivo e legislativo) deve ser o principal responsável em liderar os esforços para combater os efeitos do aquecimento global, mesma porcentagem de respondentes que afirmam que a responsabilidade deve ser da sociedade como um todo.

Por outro lado, enquanto somente 4% dos entrevistados creditam essa responsabilidade ao agronegócio, 38% acreditam que o setor emite grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE), uma das principais causas das mudanças climáticas e do aquecimento global.

“Esses dados mostram como é importante investir em educação e conscientização sobre práticas sustentáveis, especialmente no combate ao aquecimento global. As empresas do agro podem dar uma contribuição importante na mitigação dos impactos climáticos. A Tereos, por exemplo, foi o primeiro produtor mundial de açúcar e amido a ter suas metas de descarbonização aprovadas pela iniciativa SBTi, uma das mais importantes do mundo na validação de iniciativas de neutralização de emissões de carbono. Temos uma meta de sermos neutros em emissões de gases de efeito estufa até 2050 e estamos trabalhando em uma série de medidas para cumprir nosso compromisso”, destaca Felipe Mendes, diretor de Sustentabilidade, Novos Negócios e Relações Institucionais da Tereos.

A pesquisa também revelou que existe, entre os brasileiros, um consenso sobre a importância do setor do agronegócio para o país: 89% dos entrevistados concordam que o Brasil deve buscar reconhecimento como exemplo de agronegócio sustentável, equilibrando produção e preservação ambiental. Além disso, 76% reconhecem o papel fundamental do agro na economia local, reforçando a necessidade de aliar desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.

Percepção sobre mudanças climáticas

Apesar de o Brasil ser a sede da COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em 2025, 34% dos brasileiros desconhecem o que são as mudanças climáticas, enquanto 7% se consideram mal-informados sobre o tema, de acordo com os resultados da pesquisa. A desinformação é especialmente alta entre as classes D e E, alcançando 54% desse grupo.

“Apesar de um aumento na conscientização sobre mudanças climáticas, a pesquisa mostra que ainda há uma distância entre o discurso e a prática. Esse é um momento para unir esforços entre governo, sociedade e setor privado, transformando a preocupação em ações concretas. Para mudar o cenário, o conhecimento é essencial — ele representa o ponto de partida para uma transformação real e sustentável”, afirma Mendes.

Por desconhecerem o que as mudanças climáticas representam, os brasileiros também não sabem como colaborar no dia a dia para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e enfrentar o aquecimento global. De acordo com a pesquisa, 51% dos respondentes disseram não saber como podem contribuir.

No entanto, ao serem questionados sobre ações para cuidar do futuro do planeta, 55% apontaram ações de preservação ambiental como as mais importantes, enquanto 29% citaram o descarte correto de resíduos e lixo e, 15%, o uso consciente da água.

Em relação às soluções que as empresas podem adotar para mitigar as mudanças climáticas, medidas como controle do desmatamento e incentivo ao plantio de árvores (41%), investimentos em energias renováveis (35%) e redução do uso de combustíveis fósseis (34%) foram consideradas essenciais.

Como opção para reduzir a utilização dos combustíveis fósseis, a pesquisa evidenciou que os brasileiros reconhecem o etanol como um combustível limpo, sendo mencionado por 51% dos entrevistados. Por outro lado, mais de 20% dos entrevistados citaram a gasolina (14%) e o diesel (8%) como exemplos de combustíveis limpos, mostrando que ainda falta informação sobre o assunto.

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