Home Últimas Notícias Petrobras planeja entrar no segmento de produção de biometano, diz diretor
Últimas Notícias

Petrobras planeja entrar no segmento de produção de biometano, diz diretor

Compartilhar

A Petrobras conversa com possíveis parceiros para potencial construção de novas plantas industriais para produzir biometano, disse nesta segunda-feira, 6, o diretor de transição energética e sustentabilidade da empresa, Maurício Tolmasquim, em entrevista a jornalistas.

A iniciativa ocorre enquanto a companhia vê oportunidades a partir da criação da lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro passado e que criou um mandato para incentivar o uso do biometano no país. A Petrobras também lançou nesta segunda-feira a primeira chamada pública para contratar o insumo.

O biometano é um gás de origem renovável que serve como substituto do gás natural e que vem ganhando mais atenção diante da agenda de transição energética. Ele resulta do processamento do biogás, que por sua vez é obtido de resíduos orgânicos urbanos e agropecuários, como de aterros sanitários e da indústria processadora de cana-de-açúcar.

“Com este mercado que está surgindo, nós também estamos querendo produzir o biometano, não só sozinhos, mas em parceria com algumas empresas que já estão no mercado; e que a gente possa crescer com elas. Nós estamos conversando com algumas empresas e a gente colocaria capital, investimento, capex, para construir novas plantas”, afirmou Tolmasquim, sem dar mais detalhes sobre potenciais projetos. Ele ainda acrescentou: “No fundo, a Petrobras vai estar dos dois lados, do lado da demanda por conta do mandato e estamos entrando no lado da oferta com essas plantas que a gente vai colocar”.

Recentemente, a Petrobras também anunciou sua decisão de entrar no mercado de etanol, após publicar seu plano estratégico para o período 2025-2029, que fortaleceu o foco em biocombustíveis, enquanto retirou de suas prioridades eventuais projetos de geração de energia eólica offshore (marítima).

Tolmasquim apontou como um dos desafios para entrar em projetos de biometano o fato de que é ainda um mercado “pulverizado”. “Nós somos grandes, estamos acostumados a trabalhar com parceiros grandes, com projetos grandes. Esse é um desafio que está sendo colocado aqui para nós, para a própria equipe, como lidar com projetos menores, como lidar com parceiros certamente menores”, afirmou.

O diretor ponderou, no entanto, acreditar que o mercado de biometano vai crescer, justamente pela criação do mandato. Ele adicionou que, mesmo participando da construção de novas plantas, a Petrobras “certamente” precisará de biometano de terceiros, porque a petroleira não terá plantas suficientes para atender a própria demanda.

Conforme as regras aprovadas na nova lei, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definirá metas anuais para redução da emissão de gases do efeito estufa pelo setor de gás natural por meio do uso do biometano. A meta entrará em vigor em janeiro de 2026, com valor inicial de 1% e não poderá ultrapassar 10%.

Para a chamada pública lançada nesta segunda-feira, a Petrobras prevê demanda inicial em 2026 de cerca de 700 mil metros cúbicos por dia, para atender ao mandato.

A chamada também aceitará propostas para a compra de certificados de garantia de origem, o que viabiliza a participação de produtores em pequena escala ou aqueles instalados em locais em que não exista possibilidade logística para a entrega nos pontos aceitos pela Petrobras.

Reuters/ Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercado de etanol hidratado segue estável, mas cautela predomina diante de fatores fiscais e sazonais

Os preços do etanol hidratado encerraram a última semana praticamente estáveis no...

Últimas Notícias

Açúcar: preços seguem firmes no mercado paulista

Os preços do açúcar cristal branco continuam firmes no mercado spot do...

Últimas Notícias

Desenvolve SP e BTG Asset lançam Fundo de Investimento em biocombustíveis

Anúncio marca a ampliação da Desenvolve SP no setor de Fundos de...

Últimas NotíciasUncategorized

Minas Gerais é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do país

Produção recua devido a problemas climáticos, mas área plantada cresce 9,8%, informa...