Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira, 11, enquanto os analistas se concentravam nas possíveis interrupções de oferta de combustível diante de novas sanções dos Estados Unidos e nos ataques de drones ucranianos a refinarias russas.
As previsões de um excedente de fornecimento de petróleo, por outro lado, mantiveram os ganhos sob controle.
Os futuros do petróleo Brent subiram 0,7%, para fechar a US$ 64,06 por barril, enquanto os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA avançaram 0,6%, para US$ 60,13 por barril.
Os futuros de combustíveis lideraram os ganhos no complexo petrolífero, com os futuros da gasolina dos EUA fechando em alta de mais de 1% e os futuros do diesel subindo cerca de 1%. Uma série de problemas em refinarias nos EUA e ataques de drones em refinarias russas ajudaram a elevar os preços dos combustíveis, disseram os analistas.
“Os problemas com as refinarias nos Grandes Lagos e na Costa Oeste mantiveram os preços elevados”, escreveu o analista da GasBuddy, Patrick De Haan, em um post no blog. Ele acrescentou que milhares de cancelamentos de voos nos EUA devido à paralisação do governo federal também poderiam criar mais demanda de gasolina antes do feriado de Ação de Graças.
As companhias aéreas cancelaram mais de 2,8 mil voos nos EUA e atrasaram mais de 10,2 mil no domingo, no pior dia de interrupções desde o início da paralisação.
Reuters| Shariq Khan, Enes Tunagur e Florence Tan

