Home Destaque Plantações de cana são devastadas na Tailândia; entenda o porquê
Destaque

Plantações de cana são devastadas na Tailândia; entenda o porquê

Compartilhar

A grave seca na Tailândia devasta plantações de cana-de-açúcar, o que reduziu a produção em 50% em áreas da maior região de cultivo no nordeste do país, segundo Nutthapol Asadathorn, diretor-executivo da Thai Roong Ruang Sugar, uma das maiores usinas tailandesas.

“É a primeira vez que vejo cana morrer nos campos devido à seca”, disse Nutthapol. “A produção será muito baixa neste ano.”

Em entrevista à agência Bloomberg ele estima a safra de cana-de-açúcar em 78 milhões de toneladas. Valor bem abaixo dos 130 milhões de toneladas da temporada passada.

Dona de usinas e plantações, Pattarapong Pongsawasdi, vice-diretor-gerente da Buriram Sugar, prevê a produção de 78 milhões a 82 milhões de toneladas.

É um volume mais baixo do que estimativas divulgadas no início deste mês pela Thai Sugar Millers.

Falta de chuva é a grande vilã no país

Uma seca implacável em 2019 e 2020 afetou todas as culturas da Tailândia, como cana-de-açúcar, borracha e arroz.

A produção de açúcar deve ser de 8,5 milhões a 8,8 milhões de toneladas este ano, com exportações em torno de 6 milhões de toneladas, de acordo com Pattarapong.

Segundo o Ministério do Comércio, no ano passado as exportações somaram 9,7 milhões de toneladas.

Ações de produtores de açúcar tailandeses como Khon Kaen Sugar Industry e Khonburi Sugar subiram nos últimos três meses em linha com a alta das cotações globais após as previsões de colheita mais baixa.

Mas. Desse modo.  Mas. Desse modo. 

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Custo da produção de cana fecha safra 2025/26 em R$ 177 por tonelada, aponta Pecege Projetos

Análise detalha a composição dos custos da safra 2025/26, aponta mudanças na...

Adecoagro
Últimas NotíciasDestaque

S&P vê impacto neutro da compra da Usina Caarapó sobre perfil de crédito da Adecoagro

Agência mantém rating da companhia e avalia que aquisição da unidade da...

DestaqueOpiniãoPopularÚltimas Notícias

Especial RH: Deixe de complicar e viva melhor

Uma dica simples para começar a ser feliz  por Renato Fazzolari Inicialmente,...