Destaque
Plantio mecanizado de cana cresce 17,5% é um dos destaques da Agrishow 2024
Plantio mecanizado vem avançando ano após ano, devido a falta de mão de obra e também ao aumento das fiscalizações
O plantio mecanizado da cana-de-açúcar avançou ainda mais na safra 2023/24. Dados preliminares do mais recente levantamento realizado pelo IAC de 2024, mostra que o plantio mecanizado saltou de 57,2% em 2022 para, 67,2% até o mês de março de 2024, uma alta de 17,48% em dois anos.
O mais recente levantamento da Consultoria BENRI, que envolve informações de 164 unidades do Centro-Sul do país, também mostra que em usinas com excelência operacional, o plantio mecanizado já faz parte de 93,80% do plantio da safra 2023/24.
Segundo Auro Pardinho, gerente de Marketing da DMB Máquinas, este crescimento se deve, principalmente, devido ao aprendizado ideal e dedicação daqueles que mais acreditaram no sistema de plantio, à falta de mão de obra para atuar na operação de plantio e aumento significativo de fiscalizações e autuações por parte dos órgãos responsáveis, sobre as condições inadequadas utilizadas nas operações do plantio manual.
Como uma parcela de cerca de 33% de produtores e usinas que ainda fazem o plantio de forma manual, a tendência é que a mecanização do processo cresça ainda mais neste e nos próximos anos. E novas tecnologias vem sendo embarcadas nas máquinas para tornar o plantio mais eficiente, reduzindo perdas e diminuindo custos.
A automação, inovações em componentes e adição de dispositivos que preparam o solo, aplicam insumos e realizam uma operação mais completa, foi a aposta da DMB Máquinas, líder do seguimento de plantadoras. A companhia estará presente na 29ª edição da Agrishow e trará como grande destaque em seu estande não uma, mas duas Plantadoras do modelo PCP6000 Automatizada. A ideia é que visitantes conheçam de perto e vejam em detalhes todas essas tecnologias da plantadora mais inovadora do mercado, que tem a automação como a principal inovação.
Os sensores da PCP 6000 Automatizada não só reduzem as falhas como conferem melhor controle da distribuição de toletes. Outras modificações como ajustes feitos nos elevadores para que o fluxo de toletes seja mais uniforme e sejam melhor distribuídos nas canaletas de distribuição nos sulcos de plantio e o sulcador com dispositivo destorroador, removendo torrões e deixando o solo mais preparado e sem bolsões de ar para disposição dos toletes, também contribuem para a redução no índice de falhas.
“Os sensores da PCP6000 fazem com que a máquina, ao detectar automaticamente uma falha no plantio, faça a parada da operação, obrigando o operador a voltar com a máquina ao local exato da falha para refazer o plantio, o que tem reduzido os índices para abaixo de 3%. Inclusive, muitos clientes nossos chegam a um índice de 0,5% apenas”, destaca Pardinho.
A adição de caixas específicas para aplicação de óxido de cálcio e magnésio, além da adubadeira de 1250 kg, foram evoluções tecnológicas que permitem um plantio com alta performance.
Outro ponto de destaque é o consumo de mudas, que evoluiu bastante. Atualmente, de acordo com Pardinho, produtores e usinas clientes têm conseguido realizar um plantio com um gasto de mudas próximo a 11 toneladas de cana por hectare. “Se olharmos para a média dos produtores que fazem o plantio mecanizado com plantadoras DMB mais novas, a média é de 13 t por hectare. Então acabou a ideia de que o plantio mecanizado gasta muitas mudas por hectare”, adiciona Pardinho.
Quebra-lombo para plantio mecanizado é o grande lançamento
Os visitantes que precisam renovar a frota de implementos agrícolas, poderão conferir a linha completa para preparo de solo e trato de cana soca como eliminadores de soqueira, adubadores de disco de duas e três linhas, aplicadores de inseticidas em soqueira, sulcadores, cobridores e cultivadores do tipo quebra-lombo.
Entretanto, o grande lançamento do ano é o Quebra-Lombo para Plantio Mecanizado, que foi desenvolvido a pedido de um cliente para atender a operação mecanizada. “Não é possível fazer, no plantio mecanizado, um quebra-lombo ideal com os implementos que tínhamos no mercado. No plantio mecanizado temos duas linhas de tráfego e temos, no meio, uma entrelinha onde não teve tráfego, então não tem como trabalhar de forma adequada com aquele quebra-lombo que passava sobre duas entrelinhas. Por isso, desenvolvemos em conjunto com a Raízen esse equipamento”, destaca Pardinho.
Realização de negócios e 60 anos de DMB
A Agrishow é uma das feiras mais relevantes para os produtores rurais do Brasil e do mundo conhecerem as novidades do agronegócio e fazerem grandes negócios. Este ano, as mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais, incluindo mais de 100 expositores estreantes, trazem o que há de mais recente no mercado em tecnologia para o agronegócio.
Para a DMB, a Agrishow é uma das feiras mais importantes do ano. “A Agrishow, sem dúvida, é a feira mais aguardada e mais importante para a DMB. Este ano, além de comemoração dos 60 anos da DMB, um novo stand com muitas novidades, estamos com expectativa positiva de iniciar e até mesmo concretizar novos negócios”, destaca Pardinho.
Esse ano a DMB estará com um stand especial, com novo layout em comemoração aos 60 anos que a companhia comemora em 2024! Além de novos espaços para receber seus clientes, a companhia terá um bar de drinks não alcóolicos, mas especiais e com ingredientes que vem da cana-de-açúcar, a DMB este ano fará, durante todos os dias da feira, transmissões ao vivo, pelo seu canal do YouTube, de vídeocasts com bate-papos descontraídos com nomes de peso do setor sucroenergético.
O estande da DMB está localizado na Avenida D (avenida principal) entre as ruas 7 e 8.
Cadastre-se e receba nossa newsletter