Home Mercado Preços do etanol avançam mais uma vez nas usinas; veja os números
MercadoNegócios

Preços do etanol avançam mais uma vez nas usinas; veja os números

Etanol
Compartilhar

Os preços do etanol hidratado nas usinas do Estado de São Paulo tiveram alta pela quinta semana consecutiva, com a proximidade do período de entressafra no centro-sul impulsionando os valores, além de chuvas que atrapalharam a colheita em algumas áreas, apontou nesta segunda-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Entre 19 e 23 de outubro, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a 2,0452 reais/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), com alta de 1,50% frente ao período anterior.

No caso do anidro, misturado à gasolina, o indicador fechou a semana a 2,3792 reais/litro (sem PIS/Cofins), com avanço de 2,78% em relação ao da semana anterior e o sexto aumento seguido.

“A oferta de etanol está mais ajustada neste período de proximidade de final de safra, cenário que mantém em alta os preços do biocombustível no Estado de São Paulo”, disse o Cepea, em análise.

“Além disso, chuvas em algumas regiões paulistas no início da semana passada paralisaram pontualmente a produção, reforçando a diminuição na oferta.”

Do lado da demanda, distribuidoras realizaram compras pontuais, pois ainda há volumes relativamente elevados a serem escoados das bases, os quais foram adquiridos em semanas anteriores.

“O que vem surpreendendo os agentes do mercado é o fato de alguns negócios estarem sendo fechados com o produto a ser retirado em novembro ou dezembro, quando se acredita que a demanda esteja mais aquecida. Esse tipo de negócio não era observado em anos anteriores”, completou.

Mesmo com as recentes altas, os preços médios tanto do hidratado quanto do anidro na parcial deste ano-safra 2020/21 (de abril/2020 até a semana passada) ainda seguem abaixo dos registrados no mesmo período de anos anteriores.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal registra maior valorização em cinco semanas no mercado paulista

Menor oferta no Centro-Sul, devido às chuvas, e alta dos preços internacionais...

Últimas NotíciasMercado

Preços do etanol seguem firmes em São Paulo, mesmo com redução nas vendas

Segundo o Cepea, oferta restrita pelas chuvas sustenta as cotações, enquanto condições...

açucar
Últimas NotíciasAçúcarMercado

Açúcar recua mais de 1% nas bolsas internacionais pressionado pela valorização do dólar

Contratos em Nova York e Londres devolveram ganhos após moeda americana atingir...