Home Últimas Notícias Preços do milho sobem em outubro com retração de produtores e clima seco, segundo Cepea
Últimas Notícias

Preços do milho sobem em outubro com retração de produtores e clima seco, segundo Cepea

Compartilhar

O mercado de milho no Brasil tem visto uma forte alta nos preços desde o final de setembro, e, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), essa tendência ficou ainda mais forte no começo de outubro. De acordo com pesquisadores do Cepea, a principal razão para essa alta é a menor oferta por parte dos produtores, que estão segurando a produção. Além disso, o clima quente e seco em várias regiões agrícolas também está ajudando a elevar os preços.

Na semana do dia 22 de setembro, a alta nos preços já estava acontecendo em quase todas as regiões acompanhadas. Segundo o Cepea, muitos agricultores terminaram a colheita da segunda safra de 2023/24 e conseguiram armazenar o milho, o que diminuiu a quantidade disponível para venda no mercado. Esses produtores, preocupados com as condições do tempo, preferiram esperar por preços melhores. De acordo com o Cepea, os compradores têm tentado aumentar suas compras, mas encontram dificuldades, já que os vendedores estão cobrando valores mais altos, o que deixa o mercado lento.

No início de outubro, essa tendência ficou ainda mais evidente. No dia 29 de setembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas-SP) voltou a registrar os mesmos valores que tinha em janeiro de 2024. Segundo pesquisadores do Cepea, os produtores continuaram restringindo a oferta de milho, esperando que os preços subam ainda mais. O clima seco, especialmente no Centro-Oeste, onde a safra de verão está sendo plantada, é um dos motivos que reforça essa expectativa. O tempo seco pode prejudicar as lavouras, o que pode levar a uma menor oferta no futuro.

Do lado dos compradores, segundo o Cepea, eles continuam tentando recompor seus estoques, mas enfrentam dificuldades com os preços elevados cobrados pelos vendedores. O desequilíbrio entre a oferta e a demanda tem deixado o mercado com negociações mais lentas, mantendo os preços em alta.

Com o clima incerto e produtores esperando melhores preços, de acordo com o Cepea, a expectativa é que o mercado de milho continue pressionado nas próximas semanas, com tendência de novos aumentos.

Com informações do Cepea
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...