Presidente dos EUA comemora elevação da cota de importação de etanol pelo Brasil

“O Brasil permitirá que mais etanol americano entre no país sem tarifas, uma decisão que as usinas brasileiras estão comemorando”, escreveu o presidente americano no Twitter.

“A reação aparentemente contra intuitiva deriva do tom das negociações em andamento entre a nação sul-americana e os EUA para um acordo comercial”, acrescentou.

Leia também: Incêndios em zonas rurais: como combater os focos?

A comemoração veio após a medida de elevação da cota brasileira para importação anual de etanol ser publicada no “Diário Oficial da União”.

A cota passou de 600 milhões para 750 milhões de litros ao ano, sem a tarifa de 20% para produtos fora do Mercosul.

Para o presidente dos EUA, essa medida está trazendo “grandes progressos para agricultores”. “Será ainda melhor para o etanol e nós vamos salvar as nossas pequenas refinarias.”

Etanol no Brasil

Dados publicados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e compilados pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) indicam que o consumo de combustíveis da frota de veículos leves, em gasolina equivalente, atingiu 4,53 bilhões de litros no mês de julho.

Esse volume representa o maior valor mensal registrado em 2019 e um crescimento de 9,92% quando comparado ao mesmo período do ano passado.