Home Últimas Notícias Produção de milho deve chegar a 6 bilhões de 2023, alta de 80%
Últimas Notícias

Produção de milho deve chegar a 6 bilhões de 2023, alta de 80%

Compartilhar

A produção de etanol de milho do Brasil pode ficar pouco acima de 6 bilhões de litros em 2023. Caso seja confirmado, o volume representa o incremento de 80% sobre o resultado de 2022. A estimativa é do presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco.

Em 2022/23 (agosto a julho), a safra do grão que dá origem ao combustível pode chegar a 125,5 milhões de toneladas, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Assim, a quantidade colhida ficaria cerca de 10% maior que no ciclo encerrado em 2022.

“A gente pode produzir biocombustível incentivando o aumento da produção de grão. Viramos parceiros do setor sucroenergético”, disse em entrevista à Revista Oeste

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, disse que a produção do combustível à base do grão não atrapalha o suprimento alimentar feito pela cultura. “Não falta milho no Brasil. Estamos produzindo mais do que consumimos”, disse em entrevista.

Dados da Abramilho mostram que o Brasil figura entre os maiores exportadores do grão no planeta. Na safra 2021/22, por exemplo, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking de fornecimento global, com 43 milhões de toneladas de milho embarcadas. Nesse ciclo, a colheita brasileira do grão foi a terceira maior do mundo, abaixo apenas da China e dos Estados Unidos, país na primeira posição da listagem.

“Apenas 5% do milho produzido se destina ao consumo humano direto, sob a forma de farinhas, fubás, angu, mingaus, pamonha, canjica, cuscuz, polenta, cremes, bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido e assado”, conforme afirmou o ex-chefe da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, em artigo publicado na Edição 123 da Revista Oeste.

“Na indústria agroalimentar, ele entra na composição de biscoitos, pães, chocolates, doces, geleias, sorvetes, maioneses, uísques e cervejas. A cerveja brasileira contém 45% de milho, em vez de cevada”, disse.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...