Home Últimas Notícias Produtividade da cana no Centro-Sul cresce 22% na safra 2023/24
Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cresce 22% na safra 2023/24

Compartilhar

Segundo o CTC, a safra 2023/2024 continua superando a anterior em toneladas de cana por hectare, mas ATR tem queda na maioria das regiões

A média de produtividade dos canaviais colhidos no mês de julho no Centro-Sul foi 98 t/ha), número  24,1% superior à registrada na safra passada, quando a média atingida era de 78,9 t/ha. No acumulado da safra, segundo dados do Boletim de Olho Na Safra, divulgado hoje pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira),  a produtividade segue a mesma tendência, com variação positiva de aproximadamente 22%, de 93,6 t/ha nesta safra, contra 76,5 t/ha em 2022/23.

Os destaques de crescimento da produtividade em julho foram Araçatuba (35,8%), São Carlos (33,5%) e Mato Grosso do Sul (31,5%). Já a qualidade da matéria prima (ATR) colhida no mês de julho foi inferior em praticamente todas as regiões, com exceção dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Essa menor riqueza no mês de julho pode ser atribuída à melhor distribuição de chuvas que ocorreu na região Centro-Sul que, consequentemente, contribuiu para o melhor armazenamento de água no solo.

Com mais água no solo a cana tende a maturar menos, diminuindo a produção de açúcar. O valor de ATR de julho afetou negativamente o acumulado da safra para esse indicador, porém, na média do Centro-Sul os valores estão praticamente iguais, sendo 129,8 kg/tc em 2022/23 para 129,5 kg/tc nesta safra. As maiores quedas foram observadas em São Carlos (-6,2%), Piracicaba (-5,9%) e São José do Rio Preto (-3%).

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasTemos Vagas

Raízen tem inscrições para 400 vagas de aprendiz até domingo, 30/11

A Raízen tem inscrições para mais de 400 vagas de aprendizes nos...

Últimas NotíciasDestaque

Açúcar sob pressão global, enquanto etanol ganha espaço e deve atrair mais mix em 2026/27, aponta Itaú BBA

Com oferta internacional farta derrubando preços do açúcar e demanda firme impulsionada...

raízen
Últimas Notícias

Raízen avança para vender ativos acima de US$ 1 bilhão na Argentina, dizem fontes

Plano de desinvestimento da Raízen mira reduzir a dívida da gigante de...

O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

“A COP30 foi muito melhor do que esperávamos”, afirma Roberto Rodrigues

O ex-ministro da Agricultura e coordenador-geral do FGVAgro, Roberto Rodrigues, afirmou durante...