Home Últimas Notícias Raízen antecipa campanha de prevenção contra incêndios em canaviais para enfrentar desafios climáticos
Últimas Notícias

Raízen antecipa campanha de prevenção contra incêndios em canaviais para enfrentar desafios climáticos

Compartilhar

Os investimento na prevenção de incêndios da companhia chegam a R$ 164 milhões

A Raízen, maior grupo sucroenergético do mundo, anunciou o lançamento antecipado de sua campanha anual de conscientização e prevenção contra incêndios em canaviais. Sob a onda de calor que bloqueia a chegada das chuvas e amplifica o risco de incêndios, a empresa intensifica seus esforços para proteger suas plantações, os colaboradores, fornecedores e, claro, as comunidades locais.
‌‍
A campanha, que tem como mote “Quem ama a terra não chama o fogo”, já faz parte do calendário anual da Raízen, e assume uma importância ainda maior diante das condições climáticas desafiadoras. Com investimentos significativos em pessoas, tecnologias e equipamentos, a empresa reforça seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade em suas operações agrícolas.

“A prevenção contra incêndios em nossos canaviais é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos em investir em tecnologias de ponta e em capacitar nossos colaboradores para enfrentar os desafios climáticos que enfrentamos a cada ano”, afirma Ricardo Giacomello, Diretor de Operações Agrícolas.

Como parte do compromisso da Raízen com a prevenção de incêndios em seus canaviais, os números apresentados pela companhia na safra de 2023/24 foram significativos. Com uma frota composta por 354 veículos de brigada, que incluem caminhões pipas e Veículos de Intervenção Rápida (VIR), além de um contingente de 829 brigadistas dedicados ao combate ao incêndio e 2368 profissionais treinados, a empresa garante uma resposta ágil e eficaz diante de qualquer eventualidade. Há também um monitoramento de 1 milhão de hectares de cana-de-açúcar, reforçando o compromisso da companhia com a segurança de suas operações agrícolas. Já o investimento feito em pessoas, tecnologias e equipamentos foi de R$164,91 milhões, evidenciando a priorização da companhia em promover práticas sustentáveis e seguras em todas as etapas de sua cadeia produtiva.

“Acreditamos que é nossa responsabilidade proteger nossos colaboradores, nossas comunidades e o meio ambiente. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas e investindo em soluções inovadoras para garantir a segurança e a sustentabilidade de nossas operações”, reforça Ricardo. Além disso, a Raízen revela investimentos específicos em tecnologias de detecção de incêndios por satélite e câmeras, assim como a renovação de 20% da frota de pipas da brigada de incêndio, com a implementação de kits de multiespumas, que são soluções no combate a incêndios em lavouras e maquinário, e automatização de caminhões.

A empresa destaca ainda a evolução positiva no volume de cana queimada em suas operações agrícolas, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais. Essa evolução é respaldada pelo incremento significativo do TCH (Toneladas de Cana por Hectare) de cana queimada, evidenciando a eficácia das práticas preventivas implementadas pela Raízen.

Sobre a Central de Integração Agroindustrial (CIA), a companhia destaca sua importância na padronização do monitoramento e programação das operações agrícolas, contribuindo para uma visão completa e centralizada de todas as atividades da empresa. A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades onde opera, reforçando sua posição como líder no setor de energia renovável.

Em situações de urgência relacionadas a incêndios, é fundamental acionar os serviços de emergência adequados. Para incidentes envolvendo incêndios em canaviais, deve-se contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou acessar a Central contra Incêndios da Raízen por meio do número 0800 770 22 33. Este serviço está disponível para colaboradores, comunidades locais, fornecedores, parceiros, associações e qualquer pessoa que identificar um incêndio em áreas de plantio de cana-de-açúcar.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Uso de açúcar na Coca-Cola dos EUA elevaria demanda em 1,4 milhão de toneladas anuais

Donald Trump quer que Coca-Cola troque xarope de milho com alta frutose...

OpiniãoÚltimas Notícias

[Opinião] Atualizações na NR-01: saúde mental e Segurança no Trabalho no agronegócio

A nova norma traz mudanças essenciais para a gestão de riscos psicossociais...

Últimas Notícias

Mudança da Coca-Cola para açúcar de cana sairia cara e prejudicaria agricultores dos EUA

Uma possível iniciativa da Coca-Cola e de outros setores de bebidas e...

Últimas Notícias

Período de seca exige atenção redobrada: Rubi S.A. amplia ações contra incêndios em Goiás

Mesmo com queda nos casos de incêndios, usina investe em prevenção, tecnologia...