Home Últimas Notícias Raízen inicia operação de planta de etanol de segunda geração em Guariba (SP)
Últimas Notícias

Raízen inicia operação de planta de etanol de segunda geração em Guariba (SP)

Compartilhar

A Raízen anunciou nesta quinta-feira, 5, o início da operação da maior usina de etanol 2G do mundo, no parque de bioenergia Bonfim, em Guariba (SP). A planta recebeu investimento de R$ 1,2 bilhão e tem capacidade de produzir 82 milhões de litros por ano.

Esta é a segunda usina de etanol 2G da companhia. A primeira fica no parque de bioenergia Costa Pinto, em Piracicaba (SP), e está em operação desde a safra 2014/15.

Com a nova planta, a capacidade total de produção de etanol de segunda geração da Raízen chega a 114 milhões de litros).

Além disso, segundo informações obtidas pela Reuters, a unidade tem nível de comercialização contratado de 80% sobre sua capacidade.

Quatro usinas

A Raízen já anunciou a instalação de duas novas usinas. A terceira e quarta plantas serão anexas aos parques de bioenergia Univalem, em Valparaíso (SP), e Barra, em Barra Bonita (SP).

Com investimento calculado em cerca de R$ 2 bilhões, cada planta terá capacidade de produção de 82 milhões de litros de etanol por ano, adicionando uma capacidade anual de aproximadamente 164 milhões de litros de biocombustível.

Com isso, a Raízen será a única produtora no mundo a operar quatro plantas de etanol celulósico em escala industrial.

Tecnologia proprietária

A companhia é proprietária da tecnologia que utiliza como insumo o bagaço da cana-de-açúcar, biomassa que é extraída do processamento da cana e produção do etanol de primeira geração e açúcar.

Considerado um biocombustível avançado, o E2G tem potencial para elevar em cerca de 50% a capacidade de produção de etanol da Raízen, sem necessidade de adicionar um hectare de terra e produzindo cada vez mais litros por tonelada de cana.

Além disso, a Raízen aposta no etanol 2G como um produto chave para outros fins além da mobilidade, com soluções para aplicação industrial – como matéria prima para a produção de plástico verde –, e combustíveis de aviação e marítimo.

EPBR

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar cristal opera com baixa liquidez e preços instáveis em SP

A semana passada, marcada pelo período pós-carnaval, registrou baixo volume de negócios...

Últimas Notícias

Menor procura reduz liquidez e pressiona etanol no spot paulista

A menor demanda por parte de distribuidoras limitou as negociações envolvendo o...

Últimas Notícias

Tereos conquista certificação ISCC CORSIA Low LUC Risk e amplia oferta de etanol para SAF

A Tereos conquistou a certificação ISCC CORSIA Low LUC Risk para a...