Conecte-se conosco
 

Produtor

Raízen reduz a distância entre novas tecnologias e produtores para manejos mais eficientes e produtivos

Publicado

em

Canavial Raízen drones pulverizadores

A Raízen, o maior grupo sucroenergético do país, vem consolidando iniciativas importantes voltadas aos fornecedores por meio de sua plataforma de negócios com soluções para geração de valor para produtores de cana-de-açúcar parceiros.

Ao longo das últimas safras, para reforçar a atuação junto aos parceiros, a companhia passou a trazer em seu portfólio o Observacana, que tem por objetivo acelerar o processo de avaliação e adoção de novos produtos e técnicas de manejos agronômicos com foco em aumento de produtividade e práticas mais sustentáveis e econômicas.

A inciativa propõe a observação de resultados na lavoura, por meio da aplicação de campos experimentais em áreas de fornecedores em conjunto com empresas parceiras, promovendo interação entre os principais elos da cadeia produtiva da cana.

De acordo com João Nogueira, engenheiro agrônomo e produtor rural que participou da primeira iniciativa do Observacana junto com a Corteva, no projeto Cultivando Conhecimento na safra 2020/21, a iniciativa promove interação com os envolvidos na cadeia produtiva para aprimoramento da produção.

“Este projeto leva para o campo conhecimento, experiência, novas práticas e adoção de tecnologias para os principais desafios que temos nos canaviais. Essa troca de experiência é muito importante”, destaca Nogueira.

Por meio da solução, o produtor consegue avaliar a performance de diferentes produtos e serviços de empresas parceiras da Raízen em sua propriedade, dentro da sua realidade de produção, com o acompanhamento de consultores de mercado e especialistas da companhia.

Estabelecida na safra 2020/2021, a iniciativa já contribuiu com mais de 20 produtores integrantes do programa Cultivar, plataforma de negócios da empresa com iniciativas voltadas para gerar valor aos parceiros de negócios.

Atualmente, o programa abrange em média 80% do volume de cana adquirida pela companhia, com 22 milhões de toneladas de cana só na safra 2020/21. Com mais de 20 parceiras em iniciativas que compõem seu portfólio, ao todo, são mais de 20 empresas do agro e startups presentes no ecossistema de negócios Cultivar.

Agora, a expectativa com o Observacana é de que esses e novos parceiros tenham a oportunidade de compartilhar suas soluções e estratégias de manejo em diferentes situações, sendo o produtor de cana o principal validador da tecnologia.

“O Observacana é uma solução diferenciada, pois personifica a oferta da Raízen ao integrar os principais elos da cadeia, desde empresas até startups, produtores, entidades representantes de classe, entre outros. Como resultado disso, impulsionamos, de maneira colaborativa, todo o setor ao incentivarmos um ambiente de conhecimento compartilhado e cocriação, sempre visando o aumento de produtividade e eficiência na utilização dos recursos”, afirma Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen.

Como parte de uma oferta integrada dedicada aos fornecedores de cana, a Raízen possui ainda serviços e facilitação a benefícios como linhas de crédito, barter, interação com startups e agtechs, monitoramento e análises do canavial e soluções integradas para controle de eficiência.

O objetivo da Raízen é aumentar a produtividade nos canaviais dos parceiros, estimular a governança dos negócios e compartilhar conhecimento e ações voltadas para o crescimento sustentável e continuidade dos negócios do setor.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading