As reduções de preços do diesel feitas pela Petrobras em suas refinarias não estão chegando aos consumidores finais, nos postos, uma vez que distribuidoras e revendedoras estão aproveitando para elevar suas margens, afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard, nesta terça-feira, 6.
A companhia realizou, desde 1º abril, três reduções no preço médio do diesel vendido em suas refinarias a distribuidoras na esteira de um mergulho dos preços do petróleo Brent no último mês, somando um corte total de R$ 0,45 por litro.
“Quando a gente aumenta o preço de um combustível, esse aumento vai para a ponta imediatamente. Quando a gente reduz o preço do combustível, raramente ele chega na ponta e, quando chega, não chega em 100%”, disse Chambriard, em coletiva de imprensa durante uma conferência nos Estados Unidos.
Chambriard destacou que a Petrobras vendeu a BR Distribuidora (hoje chamada Vibra Energia) em um passado recente e, por isso, perdeu acesso ao mercado na ponta. “Quando se vendeu a BR, a gente também perdeu esse instrumento de controle”, afirmou.
Reuters/Marianna Parraga