Home Últimas Notícias Relação de troca para agricultor do Brasil comprar adubo piora, aponta Mosaic
Últimas Notícias

Relação de troca para agricultor do Brasil comprar adubo piora, aponta Mosaic

Compartilhar

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) pelo agricultor brasileiro fechou dezembro em 1,05, ante 0,98 no mês anterior, indicando uma piora na relação de troca para o produtor rural comprar adubos, informou a produtora de fertilizantes Mosaic, que elabora o indicador.

Quanto menor a relação, mais favorável é o índice e melhor é a relação de troca para o produtor comprar fertilizantes. O cálculo do IPCF leva em consideração soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

No mesmo mês de 2023, o indicador estava em 0,89, mostrando maior vantagem para os produtores adquirirem fertilizantes à época.

Em dezembro de 2024, os preços dos fertilizantes apresentaram aumento médio de cerca de 2%, impulsionado pelo aumento no cloreto de potássio (KCl) em 4%. O período também registrou queda média de cerca de 6% nas cotações das principais commodities agrícolas em relação ao mês anterior, segundo relatório.

A redução nos preços das commodities agrícolas foi liderada pela soja, de acordo com nota da Mosaic. “Em contrapartida, a demanda por milho no mercado interno, principalmente para as usinas de etanol de milho, segue trazendo firmeza para os preços da commodities no mercado doméstico”, completa.

A Mosaic acrescentou que há um “saldo” de 20% do fertilizante a ser negociado para o ciclo atual, ao comentar sobre a proximidade do plantio da segunda safra de milho.

Com informações da Reuters
Compartilhar
Artigo Relacionado
etanol
Últimas Notícias

Etanol registra queda maior que a gasolina na primeira quinzena de agosto

O etanol fechou a primeira quinzena de agosto a R$ 4,35 o...

Últimas Notícias

CRV Industrial promove inclusão feminina com projeto “Mulheres na Condução”

Iniciativa pioneira reforça os compromissos de diversidade, equidade de gênero e sustentabilidade...

Últimas Notícias

Bevap capta R$ 21 milhões com FIDC para financiar produtores rurais

Fundo foi estruturado por Datagro Financial e Milenio Capital; iniciativa foi projetada...