Últimas Notícias
Renault vai manter produção de veículos a etanol no Brasil
A Renault Brasil anunciou seus planos de manter a produção de veículos a base de etanol no país, citando a necessidade de um maior apoio do governo antes de fazer a transição completa para veículos elétricos (EV). Atualmente, nove em cada dez carros no Brasil estão equipados para funcionar com uma mistura de gasolina e etanol, o que torna a produção de motores a combustão ainda viável.
O chefe da Renault Brasil, Ricardo Gondo, enfatizou a importância dos incentivos federais para acelerar a transição para EVs no país. Embora a Renault esteja investindo 2 bilhões de reais brasileiros (400 milhões de dólares) no Brasil, incluindo uma nova plataforma de veículos, eles não revelaram quando planejam fabricar carros elétricos localmente. Atualmente, a Renault vende apenas um modelo de EV, o Kwid, fabricado na China, que teve um desempenho modesto em termos de vendas no país.
A Renault planeja lançar uma versão elétrica de sua van Kangoo, fabricada na França, no Brasil, em outubro deste ano, juntamente com o lançamento de um SUV a combustão localmente chamado Kardian. No entanto, concorrentes como BYD, Great Wall Motor Co Ltd, Chery e JAC já entraram no mercado brasileiro com modelos totalmente elétricos fabricados na China.
Gondo defendeu a estratégia da Renault de ter um “período de transição” para a eletrificação, destacando que os motores a combustão ainda podem melhorar em eficiência energética. Ele também sugeriu que o governo deveria considerar a adoção de cotas para a importação livre de impostos de carros elétricos para proteger os fabricantes locais da concorrência de importações altamente equipadas e competitivas da China.
Enquanto a Renault se prepara para a mudança global em direção à mobilidade elétrica, a empresa planeja separar sua unidade de veículos elétricos em colaboração com os parceiros Qualcomm e Nissan.
Cadastre-se e receba nossa newsletter