Home Últimas Notícias RenovaBio: ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
Últimas Notícias

RenovaBio: ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis

Compartilhar
Revisão trata da Resolução ANP nº 758, de 2018, que também regula o credenciamento de firmas inspetoras.

A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quarta-feira (12) a revisão da Resolução ANP nº 758, de 2018, que estabelece os procedimentos para certificação da produção e importação eficiente de biocombustíveis, bem como o credenciamento de firmas inspetoras no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A norma também define critérios de elegibilidade para produtores de biomassa e de certificação para novos produtores de biocombustíveis, além de regras para o credenciamento de firmas inspetoras.

As atualizações, que serão consolidadas em uma nova resolução, foram definidas a partir de uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) e têm como objetivo aprimorar o processo regulatório do RenovaBio. Entre as principais mudanças estão: maior agilidade nas atualizações da RenovaCalc — ferramenta que calcula as emissões de gases de efeito estufa do biocombustível da fase agrícola até o transporte; detalhamento das regras para composição das equipes de auditoria das firmas inspetoras; inclusão de penalidades para inspetoras e produtores; novas regras para certificação de produtores que iniciarem operações; alteração nos prazos para envio de documentação; definição mais clara dos critérios de elegibilidade para produtores estrangeiros; possibilidade de transferência de titularidade de certificado; estabelecimento de procedimentos para mudanças de rota e inclusão de processos relacionados à cadeia de custódia de grãos — mecanismo de rastreabilidade das matérias-primas e produtos ao longo da cadeia de suprimento.

Antes de sua aprovação, a proposta foi submetida a consulta e audiência públicas. A ANP ressaltou que a nova resolução não regulamenta os dispositivos das Leis nº 15.082/2024 e nº 14.993/2024, cujos temas serão tratados em ações específicas previstas na Agenda Regulatória 2025-2026 da agência.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado e anidro registram altas mais expressivas no mercado paulista

Os preços dos etanóis hidratado e anidro subiram com mais intensidade na...

AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar cristal encerra julho com preços estáveis, mas média mensal recua 6,29

Os preços do açúcar cristal no mercado spot paulista encerraram julho praticamente...

Últimas Notícias

Embrapa estuda como aproveitar agave para produzir etanol

Planta é usada para fabricação de tequila e sisal, e só 4%...

Últimas Notícias

Tereos promove primeiro hackathon para acelerar a descarbonização de suas operações

A Tereos, um dos maiores grupos de produção de açúcar, etanol e...