Home Últimas Notícias RenovaBio: ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
Últimas Notícias

RenovaBio: ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis

Compartilhar
Revisão trata da Resolução ANP nº 758, de 2018, que também regula o credenciamento de firmas inspetoras.

A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quarta-feira (12) a revisão da Resolução ANP nº 758, de 2018, que estabelece os procedimentos para certificação da produção e importação eficiente de biocombustíveis, bem como o credenciamento de firmas inspetoras no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A norma também define critérios de elegibilidade para produtores de biomassa e de certificação para novos produtores de biocombustíveis, além de regras para o credenciamento de firmas inspetoras.

As atualizações, que serão consolidadas em uma nova resolução, foram definidas a partir de uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) e têm como objetivo aprimorar o processo regulatório do RenovaBio. Entre as principais mudanças estão: maior agilidade nas atualizações da RenovaCalc — ferramenta que calcula as emissões de gases de efeito estufa do biocombustível da fase agrícola até o transporte; detalhamento das regras para composição das equipes de auditoria das firmas inspetoras; inclusão de penalidades para inspetoras e produtores; novas regras para certificação de produtores que iniciarem operações; alteração nos prazos para envio de documentação; definição mais clara dos critérios de elegibilidade para produtores estrangeiros; possibilidade de transferência de titularidade de certificado; estabelecimento de procedimentos para mudanças de rota e inclusão de processos relacionados à cadeia de custódia de grãos — mecanismo de rastreabilidade das matérias-primas e produtos ao longo da cadeia de suprimento.

Antes de sua aprovação, a proposta foi submetida a consulta e audiência públicas. A ANP ressaltou que a nova resolução não regulamenta os dispositivos das Leis nº 15.082/2024 e nº 14.993/2024, cujos temas serão tratados em ações específicas previstas na Agenda Regulatória 2025-2026 da agência.

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...