Home Destaque RenovaBio: banco assina contratos com 15 produtores para escriturar CBios
Destaque

RenovaBio: banco assina contratos com 15 produtores para escriturar CBios

Compartilhar

Foi realizada hoje (11) a distribuição dos primeiros CBios – Créditos de Descarbonização – do RenovaBio. Com isso, o programa chega oficialmente no mercado. A compra dos CBios ocorrerá em mercado de balcão e será registrada pela B3, que também disponibilizará sua plataforma Trader para as negociações.

A plataforma de registro dos CBios será disponibilizada pela B3 na segunda metade de abril. Inicialmente, a compra de CBios será dominada pelas distribuidoras, mas o governo quer que o RenovaBio também seja acessado no futuro por outros agentes que busquem a redução de emissões de carbono.

O lançamento aconteceu durante um evento promovido pela consultoria Datagro e pelo Banco Santander e teve este como o responsável pela entrega dos créditos às usinas.

No total foram entregues escrituras a 15 unidades produtoras de etanol certificadas ou em processo de certificação no programa. Os CBios serão usados pelas distribuidoras para garantir o cumprimento de suas metas de emissões de gases de efeito estufa.

Para Mario Roberto Opice Leão, o programa é a principal resposta, desde o Proalcool, de economia sustentável. “O programa é a primeira resposta concreta do mundo que une produtor de energia limpa e consumidor de carbono numa equação fechada em que há regulação e intermediação. Para nós é um exemplo não só para o País, mas sim para o mundo.”

O agro no Brasil é um quarto do PIB (Produto Interno Bruno), sendo por 20% da geração de empregos. Neste ano, estima-se que cerca de 30 milhões de CBios serão comercializados. Segundo Leão, este número pode chegar a 90 milhões em algumas temporadas.

Em seu primeiro ano, o RenovaBio pode movimentar US$ 287 milhões, ou mais de R$ 1,3 bilhão, com a comercialização dos créditos. O montante financeiro, significará receita adicional aos produtores de biocombustíveis.

Empresas que receberam os primeiros CBios

Bioenergia Aroeira

Bel Bahia Etanol

Bevap Bioenergia

Cerradinho Bioenergia

Clealco

CMAA

Copersucar

Usina da Mata

FS Bioenergia

Jalles Machado

Japungli Agroindustrial

São Martinho

Tereos

Tietê Agroindustrial

Usina Batatais

Vale do Paraná

 

 

 

 

 

 

 

Mas. Desse modo.Mas. Desse modo.Mas. Desse modo.Mas. Desse modo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Moagem cresce 15,9% e Zilor eleva margens no 6M26

Zilor amplia produção, fortalece mix açucareiro e fecha semestre com receita de...

DestaqueÚltimas Notícias

Raízen promove excelência operacional com programas de reconhecimento no transporte e colheita de cana

Companhia conta com quatro programas que visam melhorar os modelos de gestão,...

DestaqueÚltimas Notícias

Tecnologia brasileira promete converter motores a diesel para 100% etanol

Startup desenvolve solução que reduz em até 60% o custo do CTT,...