Home Destaque Safra de cana 2021/22 pode chegar a 510 milhões de t de cana, de acordo com consultoria
Destaque

Safra de cana 2021/22 pode chegar a 510 milhões de t de cana, de acordo com consultoria

Compartilhar

As estimativas divulgadas até o momento para a safra 2021/22, apontam que a temporada deverá fechar em 530 milhões de t de cana. No entanto, a RPA Consultoria estima que a produção deverá ser menor, atingindo 510 milhões de t.

“Este ano a situação está tão complicada que fizemos um acompanhamento nos últimos três meses e chegamos a uma estimativa contundente”, afirma Ricardo Pinto, CEO da RPA Consultoria.

Os modelos de simulação da consultoria apontam que a produtividade agrícola do Centro-Sul poderá fechar em 67 t/ha ou seja,  seria uma quebra de 14% em relação a safra passada.

“Além disso acreditamos que a área de colheita deva se reduzir em 2,4%. Esses dois números definem uma estimativa da RPA de apenas 510 milhões de t de cana, ou seja, só para se ter uma ideia, estamos regredindo 9 safras no Centro-sul”, afirma.

Segundo ele, as 510 milhões de t seriam uma safra apenas superior a temporada 2011/2012, quando foram produzidas 493 milhões de t.

Safra 2022/23

O primeiro cenário que a RPA está traçando é que, se as chuvas voltarem próximas ao normal daqui para frente,  considerando o cenário atual, o Centro-Sul deverá recuperar  a produtividade das duas últimas safras, na ordem de 74 t/ha.

“Isso seria um ganho de 10% em relação a safra atual. É bastante significativo, mas é uma recuperação se as chuvas se mantiverem dentro da normalidade”, destaca.

No entanto, a consultoria está mais pessimista com relação a área de colheita. Segundo o consultor da RPA, continua existindo uma redução na área de cana, da ordem de 2% por conta, principalmente, da competição por grãos.

“Para a safra 2022/23, um primeiro número de moagem seria de 546 milhões de t, um crescimento de 7% em relação a nossa estimativa de safra para 2021/22. No entanto, ainda estaríamos próximos da safra 2012/13, com somente com 2,5% a mais de cana colhida”, conclui.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Atraso na moagem pode deixar até 54,5 milhões de toneladas de cana-bis no Centro-Sul

Consultoria projeta moagem entre 622 milhões e 643,3 milhões de toneladas em...

DestaqueÚltimas Notícias

Raízen anuncia proposta de aumento de capital de pelo menos R$ 3,5 bilhões

Operação integra plano de recuperação extrajudicial da companhia e prevê emissão mínima...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Síndrome da Murcha da Cana-de-açúcar segue como ameaça constante aos canaviais

Manejo preventivo com biológicos contribui para um controle eficiente e sustentável. Historicamente,...

ConjunturaDestaqueÚltimas Notícias

Moagem de cana no Norte-Nordeste chega a 9,94 milhões de toneladas na safra 2026/27

Volume representa 16,7% da moagem prevista para o ciclo; NovaBio aponta expectativa...