Home Últimas Notícias Safra de milho 2023/24 será de 117,6 milhões de toneladas, segundo Conab
Últimas Notícias

Safra de milho 2023/24 será de 117,6 milhões de toneladas, segundo Conab

Compartilhar

A safra brasileira de grãos 2023/24 deve alcançar 306,37 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 4,2%, ou 13,5 milhões de toneladas, em comparação com a temporada 2022/23, que foi de 319,86 milhões de toneladas. Os dados são do 4º Levantamento para a safra 2023/24 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado nesta quarta-feira, 10. Os números mostram que uma houve uma queda de 1,9%, ou 5,93 milhões de toneladas, se comparado ao último levantamento.

No caso do milho, a produção total está estimada em 117,6 milhões de toneladas, redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior. A queda é reflexo de uma menor área plantada e de uma piora na expectativa de rendimento das lavouras. A primeira safra do cereal, que representa 20,7% da produção, vem passando por situações adversas como, elevadas precipitações nos estados do Sul, baixas pluviosidades acompanhadas pelas altas temperaturas no Centro-Oeste.

Segundo o boletim da Conab, para a segunda safra do grão, além de avaliar os custos, as decisões dos produtores dependem de fatores climáticos, de disponibilidade de janela para o plantio e dos preços de mercado. A Conab estima a segunda safra do cereal em 91,24 milhões de toneladas, também queda de 10,9% ante a safra anterior (102,37 milhões de toneladas).

Conforme a Conab, a estimativa de menor produção de milho para a safra 2023/24, somada à maior oferta disponível no mercado internacional (em meio à boa safra norte-americana), deverá reduzir o volume de exportações brasileiras do grão em 2024, mas de acordo com o Boletim da Conab, o Brasil deve continuar a ser o maior exportador de milho do mundo.

Natália Cherubin com informações da Conab

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...