Home Opinião Seleção x Custos: qual o custo da tonelada de cana em sua usina?
OpiniãoPopularÚltimas Notícias

Seleção x Custos: qual o custo da tonelada de cana em sua usina?

Compartilhar

Você sabe qual é o custo da tonelada de cana em sua usina? Simples, vá no setor de custos e peça a planilha que ela irá te mostrar. Mas será que ela vai te mostrar o custo real, ou será somente uma constatação histórica do quanto você está pagando para produzir a tonelada de cana?

Pois bem, como tudo que se planta se colhe, a consequência de uma boa ou má plantação só aparecerá após diversas safras, e aí restará a planilha de custos lhe informar, novamente, o quanto estará custando sua cana. Deu para perceber que custo não é a causa, mas a consequência do que você fez lá atrás?

Mas, e a causa, onde está? Está na qualidade de sua equipe de profissionais que planejou e executou o plantio, e essa equipe é resultado de uma SELEÇÃO de profissionais que foi feita lá atrás. Se forem bons profissionais, os custos futuros serão menores, caso contrário pague a conta e não reclame.

O exemplo acima deve ser projetado para todos os outros setores da Usina, ou de qualquer outra empresa, pois os resultados são sempre consequências de ações praticadas por profissionais. Seguem outros exemplos para melhor compreensão:

– Se você comprar mal pensando estar comprando bem, pois comprou mais barato, o dano pode aparecer na frente, trazendo um prejuízo bem maior que o aparente lucro que teve na compra.

– A boa ou má manutenção de seus equipamentos vai aumentar ou diminuir a vida útil e a disponibilidade da frota.

– Se se tem uma má ou boa administração, o reflexo e consequências aparecerão em todos os setores da organização.

– Se não auditar corretamente o que está acontecendo em todos seus departamentos, o susto no futuro poderá ser fatal.

– Um “simples” operador de carregadeira, poderá detonar milhões de reais ao encurtar a vida do equipamento, ou, se bem operado, trazer uma alta produtividade com baixo custo de manutenção.

Poderíamos preencher várias páginas com outros exemplos, mas creio que já deu para perceber o quanto é vital, e qual a real importância de se ter um bom quadro de profissionais, o qual sempre será o resultado de uma boa e criteriosa SELEÇÃO.

No meu tempo de ginásio, quando resolvíamos uma equação de matemática, tínhamos que concluir com as siglas “CQD”, que quer dizer, “Como Queríamos Demonstrar”. Então espero que o nosso CQD, entre SELEÇÃO e CUSTOS, possa lhe ser útil para o sucesso da Usina!

E um questionamento final: Que importância a Usina está dando para fazer uma boa SELEÇÃO de seus profissionais?

Até a próxima e muita paz!

 

*Renato Fazzolari é psicólogo, terapeuta Transpessoal, escritor, articulista da UDOP, Palestrante e Conferencista em congressos e seminários. Ex-Gerente e Diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais.

 

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores e não correspondem, obrigatoriamente, ao ponto de vista da RPAnews. A plataforma valoriza a pluralidade de ideias e o diálogo construtivo.
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Norges Bank reduz participação como acionista da Raízen

Banco central da Noruega havia comunicado aquisição de fatia relevante em fevereiro...

Últimas Notícias

Preço dos CBios caem para R$ 67 em abril e preocupa setor de biocombustíveis

CBios têm menor valor desde o início do ciclo 2025; volume negociado...

Últimas Notícias

Cocal investe R$ 25 milhões em segunda usina solar no oeste paulista

A Cocal iniciou em abril a operação de sua segunda usina solar...

Últimas Notícias

Etanol sobe 5,4% no ano e já acumula alta de 14,3% em 12 meses

Preços do etanol e da gasolina recuam em abril, mas seguem mais...