Home Últimas Notícias Silveira comemora aprovação do PL Combustível do Futuro em comissão do Senado
Últimas Notícias

Silveira comemora aprovação do PL Combustível do Futuro em comissão do Senado

Compartilhar

Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o texto segue agora para o plenário do Senado Federal

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 3, o relatório do PL 528/2020, que estabelece o programa Combustível do Futuro. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em março, prevê metas significativas para a descarbonização do setor de combustíveis, incluindo um novo mandato para o diesel verde e a promoção do biometano.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância do avanço do projeto. “O Combustível do Futuro é o maior programa de descarbonização da matriz de transportes e de mobilidade do planeta. Vamos destravar investimentos em diversas áreas e teremos avanços consideráveis no etanol, no biodiesel, no combustível sustentável de aviação, no diesel verde e na captura de carbono. Isso coloca o Brasil na liderança para uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada”, pontuou Silveira.

A Câmara dos Deputados já havia aprovado, em março deste ano, a proposta que cria uma série de iniciativas de fomento à descarbonização, mobilidade sustentável e transição energética no Brasil. Dentre elas estão a implementação do Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), do Programa Nacional do Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV) e outros incentivos para estimular o desenvolvimento de combustíveis sintéticos, etanol e biodiesel.

Além disso, a medida estabelece novos percentuais mínimos e máximos para a mistura do etanol à gasolina C e do biodiesel ao diesel, vendidos aos consumidores em postos do país. Caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) avaliar a viabilidade das metas de aumento da mistura, podendo reduzir ou aumentar o percentual entre os limites de 13% e 25%, no caso do Biodiesel, e 22% e 35%, para a mistura de etanol à gasolina. Agora o projeto será votado pelo plenário do Senado Federal.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

[Especial RH nas usinas] Avaliação de desempenho X acompanhamento de desempenho

Será que avaliar o desempenho não é policiar, e acompanhar não é...

Últimas Notícias

Com acordos, etanol e DDG dos EUA competirão com produtos do Brasil na Ásia

Apesar das aberturas de mercado para os Estados Unidos, indústria brasileira não...

Últimas Notícias

Com visitas de Coca-Cola, General Mills e Alta Mogiana, CRV Industrial reafirma excelência e atrai atenção do setor

Parcerias estratégicas e auditorias técnicas destacam a solidez da operação e os...

Últimas Notícias

Cana é uma das culturas mais beneficiadas pelo Plano Safra em PE, diz BB

Nesta quarta-feira (23), no bairro do Recife, o Banco do Brasil (BB)...