Home Últimas Notícias Sindalcool-PB propõe políticas para descarbonização de João Pessoa
Últimas Notícias

Sindalcool-PB propõe políticas para descarbonização de João Pessoa

Diesel pump nozzle, biofuel drop, and a green leaf symbol. Perfect for eco-friendly concepts and sustainable energy visuals. 3D render illustration
Compartilhar

O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) apresentou nesta sexta-feira, 11, um conjunto de propostas de políticas públicas para a descarbonização de João Pessoa (PB).

A entidade afirma que tem como missão institucional promover a inserção e ampliação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético com qualidade, competitividade e respeito ao meio ambiente.

A proposta do Sindalcool-PB destaca a importância de João Pessoa em se comprometer com a transição energética, especialmente no setor de transportes, visando o etanol como uma alternativa viável para a mobilidade urbana. A redução das emissões de gases de efeito estufa é um dos pontos centrais, alinhando a cidade às metas do Acordo de Paris e buscando melhorias na saúde pública e no desenvolvimento econômico.

Segundo o sindicato, a adoção dessas políticas não apenas ajudaria João Pessoa a atingir suas metas climáticas, mas também promoveria a criação de empregos e a sustentabilidade, além de melhorar a qualidade de vida tanto para residentes quanto para turistas.

“João Pessoa enfrenta o desafio de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e implementar políticas de mobilidade mais sustentáveis. A melhoria da descarbonização do transporte automotivo é uma estratégia central que pode gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais. Promover o uso de biocombustíveis, como o etanol, é uma solução eficaz para reduzir as emissões sem comprometer a produtividade ou a inclusão social”, destacou a entidade.

O Sindalcool-PB também enfatizou que essa transição, se realizada de forma planejada e equilibrada, pode reduzir os problemas de saúde relacionados à poluição do ar, como doenças cardiorrespiratórias, tornando uma cidade mais saudável e sustentável. Um dos pontos críticos é a redução de emissões na BR-230, principal via de acesso à cidade, que concentra grande parte dos veículos pesados.

Propostas de políticas públicas

As sugestões de políticas públicas para a descarbonização de João Pessoa estão estruturadas em três frentes principais no setor de transportes:

  1. Ampliação do uso de etanol em veículos leves: Incentivar o uso do etanol como substituto da gasolina, com a implementação de incentivos fiscais para vendedores, além de campanhas educativas realizadas pelo Procon e pelas secretarias de meio ambiente, saúde e educação, promovendo o estímulo à adoção de veículos híbridos flex e o abastecimento com etanol.
  2. Uso do Diesel S10 em transportes pesados: O Diesel S10, com baixo teor de enxofre, gera menos emissões de poluentes e gases de efeito estufa. As políticas públicas propostas incluem a obrigatoriedade do uso desse combustível em frotas públicas e privadas, especialmente no transporte coletivo e de carga, fiscalizadas pela fiscalização rigorosa da qualidade do combustível.
  3. Substituição do diesel por biometano em veículos pesados: O biometano, obtido a partir de resíduos orgânicos, é uma alternativa sustentável ao diesel. A proposta visa cultivar a produção local de biometano, além de fomentar a construção de infraestrutura para distribuição e abastecimento, promovendo a conversão de frotas pesadas para o uso desse combustível. Essas medidas reduzirão as emissões e promoverão uma economia mais verde e sustentável para João Pessoa.

 

Informações de Sindalcool/PB 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...