Home Últimas Notícias Southwest adquire empresa que produz etanol para converter em SAF
Últimas Notícias

Southwest adquire empresa que produz etanol para converter em SAF

Compartilhar

Saffire Renewables usará palha de milho para a produção de etanol que será convertido em combustível sustentável de aviação em refinaria da LanzaJet

A Southwest Airlines anunciou que adquiriu a Saffire Renewables, empresa que está desenvolvendo tecnologia para produzir etanol renovável para ser convertido em combustível sustentável de aviação (SAF). A aquisição foi para o portfólio da Southwest Airlines Renewables Ventures (SARV), braço da companhia aérea que se dedica a aumentar o uso de SAF nos voos da empresa.

A Saffire faz parte de um projeto apoiado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE) para usar a tecnologia desenvolvida no Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do DOE para converter palha de milho, uma matéria-prima de resíduos agrícolas amplamente disponível nos EUA, em etanol renovável.

A Southwest investiu pela primeira vez na Saffire durante a primeira fase do projeto piloto, em 2022. Com essa aquisição, espera-se que a Saffire prossiga com a fase dois do projeto, desenvolvendo uma planta piloto na unidade de etanol Arkalon Energy da Conestoga em Liberal, Kansas. Inicialmente, essa planta deve utilizar a licença de tecnologia exclusiva do NREL para processar 10 toneladas de palha de milho por dia para a produção de etanol renovável.

Em seguida, o plano é que o etanol seja convertido em SAF pela LanzaJet, que abriu a primeira refinaria do mundo que produz SAF a partir de etanol. A Southwest também é um dos investidores da LanzaJet.

“Essa aquisição marca a transição da Southwest de investidora para proprietária exclusiva da Saffire, expressando nossa confiança na tecnologia da Saffire e em seu potencial para avançar nossas metas de sustentabilidade, bem como as metas do setor em geral”, disse o presidente e CEO da Southwest Airlines, Bob Jordan.

“O etanol renovável é uma matéria-prima importante para a produção de SAF de alto volume e preço acessível, o que é uma parte essencial da jornada rumo às emissões líquidas zero de carbono”, disse o presidente da SARV e CEO da Saffire, Tom Nealon. “Estamos entusiasmados com a rota do etanol para o SAF e com a capacidade potencial da Saffire de produzir etanol renovável em uma escala economicamente viável”, completou.

Voo Limpo 
Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Últimas Notícias

APROBIO apoia iniciativa do MME em defesa do RenovaBio

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) protocolou nesta quinta-feira...

Últimas Notícias

Entrega de fertilizantes ao agro cresceu no primeiro bimestre

Dados compilados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) indicam um...

Últimas Notícias

Área tratada por defensivos agrícolas cresce 1,8% no primeiro trimestre de 2025 no Brasil

Pesquisa encomendada pelo Sindiveg aponta que, de janeiro a março, o volume...