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Edição 183

Tecnologia Agrícola – Novo computador de bordo mais barato

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Startup cria um computador de bordo diferente, o CIA, que dispara mensagens de alerta para telefones celulares de tratoristas, seus fiscais, supervisores e gerentes quando o sistema identifica atos de indisciplina, irregularidades e desperdícios ocorridos com equipamentos da frota

Natália Cherubin

Os computadores de bordo para equipamentos e máquinas agrícolas já são produzidos e comercializados no Brasil há mais de 20 anos. Contudo, o seu alto preço de aquisição, ao redor de R$ 10 mil, aliado ao fato de apresentar as ineficiências e problemas da frota em relatórios um ou mais dias depois da situação acontecida, impediam que a maior parte dos equipamentos contasse com este importante acessório.

Mas este cenário pode estar com os dias contados. A Farm Solutions, uma empresa criada no final de junho na incubadora tecnológica ESALQtec, dentro do polo irradiador de inovação e tecnologia para o agronegócio AgTech Valley, em Piracicaba, SP, está lançando o CIA – Controlador Inteligente Agrícola. Disponível em dois modelos, o CIA 1.000 e o CIA 2.000, custando respectivamente R$ 945 e R$ 1.335, estes computadores de bordo têm preço quase 10 vezes menor do que os dos concorrentes.

Imagem 1 – Exemplo de oito dias de trabalho de uma mesma colhedora de cana, com média diária de apenas 10,87 horas colhendo (antes de ter ativado o envio de mensagens de alerta de irregularidades)

Para custar mais barato, o segredo dos CIAs está no seu sistema de gerenciamento inteligente, que funciona numa plataforma na nuvem. É ele que recebe as informações dos CIAs, processando-as e identificando quando irregularidades, indisciplinas e desperdícios de combustível ocorrem. Daí, ele envia instantaneamente mensagens de texto contendo alertas para telefones celulares que estiverem cadastrados no sistema. Desta maneira, o sistema possibilita reduzir capacidades computacionais e custos do computador de bordo.

“É esta atuação ininterrupta de checagem e cobrança que chamamos de Gestão Ativa. Com ela, conseguimos automatizar a cobrança de quaisquer pisadas de bola que os operadores, tratoristas e motoristas praticarem, exatamente na hora que elas acontecerem, sem qualquer intervenção humana. O sistema tornou-se um verdadeiro gestor virtual que não descansa nunca”, diz Tereza Peixoto, ex-executiva da Biosev e Cosan, uma das fundadoras da Farm Solutions.

Imagem 2 – Rastro de um dia de trabalho de um trator pulverizando um pomar de laranja com parte da área sem ter sido pulverizada

O desenvolvimento e os testes do CIA em operações mecanizadas de cana-de-açúcar e laranja apontaram ganhos de mais de 15% na quantidade de horas trabalhadas de equipamentos monitorados dentro do conceito de Gestão Ativa, quer dizer, após o envio de alertas para celulares ter sido ativado.

“Num dia inteiro de um trator com CIA instalado, o equipamento envia ao redor de 1.000 registros para o sistema central. Temos encontrado entre 40 e 70 irregularidades por dia em cada trator, problemas estes que geram mensagens de alerta sem que nada passe despercebido. Se uma frota de usina tiver, por exemplo, 400 equipamentos motorizados entre tratores, máquinas, caminhões, veículos leves e pulverizadores autopropelidos, seriam por volta de 22 mil irregularidades a serem identificadas ao dia por três controladores humanos de um COA (Centro de Operações Agrícolas), um por turno. Em cada caso, o controlador iria chamar o fiscal ou líder da frente do equipamento com irregularidade pelo rádio para alertá-lo. Isso é praticamente impossível, mesmo que existissem dez funcionários trabalhando por turno no COA. Com o CIA, esta logística de gestão está superada. O resultado é poder ter uma frota menor trabalhando mais e a um custo muito baixo. Queremos levantar a régua da eficiência de trabalho dos equipamentos agrícolas brasileiros”, exalta Ricardo Pinto, também fundador da Farm Solutions e diretor da RPA Consultoria e revista RPAnews.

Samuel Gazzola, presidente da Farm Solutions e ex-executivo de empresas sucroenergéticas como Odebrecht Agroindustrial, Biosev e Cosan, está entusiasmado com a tecnologia recém-lançada: “Conseguimos chegar numa solução para aumentar a eficiência do uso da frota agrícola que eu busquei por mais de dez anos, quando estava do lado de lá, ou seja, trabalhando como executivo de usinas canavieiras. Agora a solução está pronta, entrega o que promete e seu sistema é de operação fácil e intuitiva”.

E ele dá uma dica: “quando vamos instalar os CIAs para testes, sugerimos às empresas que deixem-os funcionando por pelo menos uma semana sem ativar o envio de mensagens de alerta. Depois, ativamos a Gestão Ativa, ou seja, o envio automático das puxadas de orelha quando acontecem irregularidades. Então, comparamos a eficiência de trabalho antes e depois do envio dos alertas. Os resultados de evolução são impressionantes”.

FISCALIZAÇÃO 24 HORAS POR DIA

O CIA e o sistema web que o gerencia conseguem monitorar diversos parâmetros da operação de uma máquina ou de um trator, identificando e alertando via telefones celulares quando o equipamento:

• está parado acima de um determinado tempo, por exemplo, 10 minutos, durante a jornada (CIA 1.000 e 2.000);

• está trafegando acima de uma velocidade máxima de segurança (CIA 1.000 e 2.000);

• está desperdiçando combustível ao ficar, por exemplo, mais de 5 minutos parado com o motor ligado (CIA 2.000);

• está trabalhando acima da velocidade máxima definida para a operação (CIA 2.000);

• iniciou trabalho numa área não permitida (CIA 2.000);

• ultrapassou os limites da fazenda ou empresa, podendo estar sendo roubado (CIA 1.000 e 2.000);

• teve seu botão de SOS (socorro) acionado pelo operador (CIA 1.000 e 2.000);

• teve seu CIA desligado (CIA 1.000 e CIA 2.000).

Imagem 3 – Trator começando a trabalhar em área errada (talhão não marcado em vermelho)

RASTRO QUE DENUNCIA

Além disso, com o CIA, fica fácil acompanhar o trabalho que cada equipamento está fazendo por meio de seu rastro – marcas do trajeto rodado ou trabalhado -, inclusive sendo possível verificar as áreas que foram trabalhadas e mesmo aquelas que deixaram de ser trabalhadas sem comunicação (como no canto superior esquerdo da Imagem 2).

Quando o sistema que administra os CIAs é alimentado das áreas ou blocos a serem trabalhados numa semana, por exemplo, por meio do cadastro de “cercas eletrônicas”, basta um trator iniciar o trabalho numa área fora desta “cerca eletrônica” para o tratorista e seu líder ou fiscal receberem um aviso em seus telefones celulares (Imagem 3).

RESISTENTE

O CIA está preparado para funcionar nas condições adversas que o maquinário agrícola costuma enfrentar? Tereza, responsável pela Operação da Farm Solutions, é assertiva na resposta: “Cada CIA é montado numa caixa blindada que nós desenvolvemos. Assim, ele mostrou-se totalmente resistente contra pó, vibração e intempéries. Justamente por isso damos garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação”.

Por conta da falta de sinal de celular (GPRS) que possa ocorrer esporadicamente ou até por períodos maiores no campo, cada CIA tem capacidade de armazenar pacotes de dados por alguns dias antes de serem enviados, dependendo do intervalo de tempo entre envios. “E como não há tela e teclado para digitação, a probabilidade de quebra do CIA é muito baixa. Afinal, ninguém deve mexer com ele”, explica Tereza.

Imagem 4 – Sistema de gerenciamento do CIA opera na nuvem, tanto na versão desktop como na mobile, sem restrição de dispositivos para acesso e consulta

RANKING DE OPERADORES

Dentre as várias funcionalidades do sistema do CIA, uma é a de averiguar se o mesmo operador ou tratorista está repetindo a mesma irregularidade. Se estiver, além da mensagem de alerta ir para o líder ou fiscal deste tratorista, irá uma mensagem para o chefe deste fiscal ou líder, apontando que um funcionário dele não está corrigindo seu comportamento. Desta forma, toda a árvore de comando relacionada à frota da empresa cliente (sua hierarquia) é cadastrada no sistema para receber os alertas, que são subdivididos entre:

• problemas operacionais: somente operador/tratorista e seu líder direto recebem as mensagens;

• problemas operacionais recorrentes: líder direto e seu superior imediato recebem as mensagens de quais equipamentos estão repetindo os problemas;

• situações de risco humano ou material: supervisores recebem as mensagens, juntamente com líderes;

• avisos emergenciais: por exemplo, nos casos de colisão ou provável roubo do equipamento, até gerentes e diretores podem receber as mensagens.

“Só assim podemos dizer que a empresa está com sua frota na mão, ou seja, realmente sob controle”, sacramenta Tereza.

Finalmente, o sistema também registra e acumula os eventos que acontecem ininterruptamente com os equipamentos por frente e até faz um ranking dos operadores e tratoristas que melhor se comportam, ou seja, que mais trabalham e tem menos tempo parado nas piores situações, como com o motor parado, desperdiçando combustível.

TESTES E VENDAS

As vendas do CIA iniciaram-se em julho. “No nosso primeiro mês de operação já comercializamos 50 aparelhos. E já temos encomendado um pacote para a frota toda da maior e mais reconhecida empresa prestadora de serviços de controle de ervas daninhas em cana-de-açúcar do Brasil. Em agosto, iniciamos a instalação de CIAs de teste em quatro grandes empresas canavieiras. Estamos indo com calma, pois nossa atual capacidade para vender e instalar é de 150 CIAs por mês. Mas estamos nos estruturando para atender à demanda que está sendo sinalizada em nossos contatos iniciais”, declara Ricardo, que responde pelo Marketing da Farm Solutions.

Como cada CIA recebe um chip de telefone celular durante sua instalação, há uma conta mensal a ser paga para a companhia telefônica. O uso do pacote de envio de mensagens SMS também implica em um gasto mensal. “Continuando na linha de facilitar ao máximo a vida para nossos clientes, cobramos uma única taxa mensal, que é de R$ 111 para o CIA 1.000 e de R$ 139 para o CIA 2.000, que responde pelos custos de telefonia, de envios de SMS e ainda dá direito ilimitado ao sistema por quantos desktopstablets e smartphones o cliente quiser acessar. Lembro que todas as novidades e manutenções que acontecerem no sistema automaticamente estarão disponíveis para todos os clientes”, detalha Gazzola.

Relatório diário de frente de tratores com ranking dos tratoristas
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