Home Últimas Notícias Tereos fecha atividades em uma fábrica do norte da França
Últimas Notícias

Tereos fecha atividades em uma fábrica do norte da França

Compartilhar

O maior grupo de açúcar e etanol da França, Tereos, anunciou na última quarta-feira, 8,  uma reorganização, incluindo o fechamento de suas atividades de açúcar em uma fábrica no norte da França que levaria a 123 cortes de empregos, já que enfrenta uma queda acentuada na produção de beterraba.

A empresa, que disse no ano passado não descartar o fechamento de uma fábrica de açúcar na França, também pretende fechar sua destilaria em Morains e procura um comprador para sua fábrica de fécula de batata em Haussimont, ambas no leste da França.

O aumento nos preços ajudou a Tereos a melhorar os resultados do terceiro trimestre no mês passado, mas o grupo ainda está lutando para cortar sua dívida, que deve aumentar novamente nesta temporada. Apesar dos altos preços do açúcar, a empresa disse que receberá 10% menos beterraba de seus cooperados para a próxima temporada 2023/24.

“A lucratividade do cultivo de beterraba certamente está melhorando na Tereos, mas os membros da cooperativa estão enfrentando restrições regulatórias (legislativas, de saúde, ambientais) e econômicas que estão resultando em uma redução sustentada nas áreas semeadas”, disse a Tereos em comunicado.

A área de cultivo de beterraba deve cair para uma mínima de 14 anos na França este ano, já que os agricultores são dissuadidos por possíveis danos às colheitas devido a restrições ao uso de pesticidas neonicotinóides, afirmou o chefe do grupo de produtores de beterraba CGB à Reuters no final do mês passado.

De acordo com a Tereos, após o fechamento das atividades de açúcar em Escaudoeuvres, a beterraba produzida perto da usina será processada por usinas vizinhas.

“As fábricas de açúcar de beterraba são locais industriais de capital intensivo com altos custos fixos. Portanto, é lógico em um contexto de declínio em uma área na França fechar locais para realocar as beterrabas”, disse um comerciante de açúcar à Reuters.

A preocupação com possíveis danos às colheitas este ano cresceu depois que um tribunal da UE no mês passado revogou a política francesa que permitia aos produtores de beterraba sacarina o uso de um inseticida proibido pelo bloco por mais um ano.

A Tereos é a segunda maior produtora de açúcar do mundo em volume, graças às suas sete usinas no Brasil, onde processou ao longo da safra de 21/22 um volume de 15,6 milhões de toneladas , com um mix de 62% para açúcar e 38% para etanol. Foram produzidos 531 milhões de litros de etanol e 1,4 milhão de toneladas de açúcar. Além disso, registrou produção de 1.210 GWh de energia. As sete unidades industriais estão localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo. São elas: Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Usina Vertente (controle de 50% em parceria com o Grupo Humus).

Informações Reuters/Tradução e complemento RPAnews

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...