Últimas Notícias
Tereos fecha atividades em uma fábrica do norte da França
O maior grupo de açúcar e etanol da França, Tereos, anunciou na última quarta-feira, 8, uma reorganização, incluindo o fechamento de suas atividades de açúcar em uma fábrica no norte da França que levaria a 123 cortes de empregos, já que enfrenta uma queda acentuada na produção de beterraba.
A empresa, que disse no ano passado não descartar o fechamento de uma fábrica de açúcar na França, também pretende fechar sua destilaria em Morains e procura um comprador para sua fábrica de fécula de batata em Haussimont, ambas no leste da França.
O aumento nos preços ajudou a Tereos a melhorar os resultados do terceiro trimestre no mês passado, mas o grupo ainda está lutando para cortar sua dívida, que deve aumentar novamente nesta temporada. Apesar dos altos preços do açúcar, a empresa disse que receberá 10% menos beterraba de seus cooperados para a próxima temporada 2023/24.
“A lucratividade do cultivo de beterraba certamente está melhorando na Tereos, mas os membros da cooperativa estão enfrentando restrições regulatórias (legislativas, de saúde, ambientais) e econômicas que estão resultando em uma redução sustentada nas áreas semeadas”, disse a Tereos em comunicado.
A área de cultivo de beterraba deve cair para uma mínima de 14 anos na França este ano, já que os agricultores são dissuadidos por possíveis danos às colheitas devido a restrições ao uso de pesticidas neonicotinóides, afirmou o chefe do grupo de produtores de beterraba CGB à Reuters no final do mês passado.
De acordo com a Tereos, após o fechamento das atividades de açúcar em Escaudoeuvres, a beterraba produzida perto da usina será processada por usinas vizinhas.
“As fábricas de açúcar de beterraba são locais industriais de capital intensivo com altos custos fixos. Portanto, é lógico em um contexto de declínio em uma área na França fechar locais para realocar as beterrabas”, disse um comerciante de açúcar à Reuters.
A preocupação com possíveis danos às colheitas este ano cresceu depois que um tribunal da UE no mês passado revogou a política francesa que permitia aos produtores de beterraba sacarina o uso de um inseticida proibido pelo bloco por mais um ano.
A Tereos é a segunda maior produtora de açúcar do mundo em volume, graças às suas sete usinas no Brasil, onde processou ao longo da safra de 21/22 um volume de 15,6 milhões de toneladas , com um mix de 62% para açúcar e 38% para etanol. Foram produzidos 531 milhões de litros de etanol e 1,4 milhão de toneladas de açúcar. Além disso, registrou produção de 1.210 GWh de energia. As sete unidades industriais estão localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo. São elas: Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Usina Vertente (controle de 50% em parceria com o Grupo Humus).
Informações Reuters/Tradução e complemento RPAnews
Cadastre-se e receba nossa newsletter