Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Lucro ajustado da Tereos tem salto 62% e bate recorde

Publicado

em

A Tereos registrou vendas e lucros anuais recordes na quinta-feira, 1, apoiadas por preços altos do açúcar, mas o grupo francês de açúcar e etanol expressou cautela em relação à safra de beterraba e à força da demanda em 2023/24.

A oferta global apertada fez com que os contratos futuros globais de açúcar atingissem máximas de 11 anos e meio em abril, enquanto os preços europeus atingiam níveis recordes.

A empresa atribuiu os resultados ao bom momento do mercado e aumento de preços em todos os seus segmentos – açúcar, álcool, etanol, adoçantes e energia elétrica – rígido controle de custos e estratégias de hedge bem executadas.

Esses fatores ajudaram o grupo, um dos maiores produtores mundiais de açúcar e etanol, a enfrentar aumentos significativos nos preços de matérias-primas e energia, acrescentou.

O lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) para o ano até 31 de março saltou 62% nas taxas de câmbio atuais para 1,1 bilhão de euros (US$ 1,21 bilhão).

Um novo aumento esperado nos preços do açúcar apoiaria os negócios da Tereos em 2023/24, mas é muito cedo para prever resultados melhores, disse o novo presidente-executivo, Jorge Boucas, à Reuters.

“Há uma tendência positiva, mas há incerteza sobre as vendas de nossos clientes. Devemos ter cuidado com o consumo que pode impactar os mercados”, disse.

O volume final da safra europeia de beterraba, que está ameaçada por atrasos, ataques de pragas e clima, também dificultou a previsão da próxima temporada, disse o diretor comercial Olivier Leducq.

Agricultores franceses semearam menos beterraba sacarina este ano, dissuadidos por possíveis danos às colheitas ligados à proibição de um pesticida acusado de prejudicar as abelhas. A Tereos disse em março que fecharia duas fábricas e venderia uma, já que previa uma queda na produção.

A dívida do grupo, que está sob escrutínio no mercado de títulos, subiu de 2,4 bilhões de euros para 2,7 bilhões de euros, disse a Tereos, citando um forte aumento no capital de giro. O grupo comprometeu-se a atribuir 2 euros por ação aos seus cooperados.

Informações Reuters/Tradução RPAnews
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading