Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

UISA rastreará a cadeia de produção de açúcar

Publicado

em

A Usina UISA (antiga Itamarati), localizada em Nova Olímpia, MT, terá todo o processo de produção do seu açúcar rastreado e com as informações disponibilizadas para o consumidor final.

A companhia divulgou que acaba de incorporar uma tecnologia blockchain para tornar disponível aos consumidores, por meio de um QR Code nas embalagens do seu açúcar – Itamarati – todas as informações sobre produção, qualidade e práticas sustentáveis da companhia. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Google Cloud e a IT Lean, consultoria especializada em tecnologia.

Segundo a UISA, com o blockchain será possível rastrear todos os dados de uma linha de produção e armazená-los em uma única base de dados, alimentada em tempo real. No caso do açúcar da UISA, recursos de geolocalização darão aos consumidores acesso a informações sobre o uso da terra antes do cultivo da cana e sobre a colheita, entre outras.

Todas as informações sobre o controle de qualidade e as certificações ambientais da companhia também poderão ser acessados pelos consumidores. Hoje, a UISA conta com o selo Bonsucro e é certificada para exportar etanol à Califórnia dentro do programa de combustíveis de baixo carbono (LCFS, na sigla em inglês) do Estado americano.

Em entrevista ao jornal Valor, José Fernando Mazuca Filho, CEO da UISA, disse que a medida é vista como uma forma de atrair consumidores cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos e seus impactos ambientais. “Queremos ser mais transparentes na relação com nossos consumidores e com a sociedade. A postura sustentável é cada vez mais valorizada por todos. Acreditamos que, com esse diferencial, vamos atrair novos consumidores para o açúcar Itamarati”, disse.

A companhia também prevê oferecer aos consumidores informações sobre questões trabalhistas. Segundo Mazuca, a disponibilização dessas informações é viável na UISA porque a empresa desenvolveu recentemente uma ferramenta que automatizou o controle de horas de todos os trabalhadores, tanto da indústria quanto da área agrícola.

A tecnologia esta disponível nas embalagens do Açúcar Demerara Itamarati, mas a companhia pretende expandir a ferramenta para os demais produtos do seu portfólio. Baseada no Centro-Oeste, a UISA vende açúcar demerara, cristal, refinado e triturado, com a marca Itamarati, e açúcar para a indústria. Os principais mercados são a região Norte do Brasil e países vizinhos, como Peru, Bolívia e Venezuela. O mercado interno representa cerca de 90% do faturamento da companhia com as vendas de açúcar.

O projeto também prevê que o blockchain seja utilizado nas vendas de açúcar bruto para o mercado externo. “Vamos disponibilizar as informações via web, permitindo o acesso em qualquer lugar do mundo, desde que a pessoa tenha um produto ou imagem do produto que contenha o lote e QR Code”, afirmou o executivo ao jornal Valor.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading