Home Últimas Notícias Unica manifesta preocupação com a decisão de ministro sobre ADIN, que questiona Lei das Estatais
Últimas Notícias

Unica manifesta preocupação com a decisão de ministro sobre ADIN, que questiona Lei das Estatais

Compartilhar

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) vem a público manifestar sua preocupação em face da recente decisão do ministro do STF Ricardo Lewandowski na ADIN 7331, na qual um partido político questiona a constitucionalidade da Lei das Estatais  (Lei 13.303/2016), que estabelece critérios e requisitos mais rígidos para a indicação de ocupantes de cargos em diretorias e conselhos de administração de empresas estatais.

A decisão foi tomada em caráter liminar, após a paralisação do julgamento na semana passada, em virtude de pedido de vista do ministro André Mendonça.

Segundo a Unica, a inserção de critérios e exigências de conformidade na legislação nacional representou um verdadeiro avanço de nosso País no que diz respeito aos princípios da moralidade administrativa, das melhores práticas e da adoção de padrões internacionais de contratação, e sobretudo, de respeito ao erário público.

“Esperamos que o Plenário do STF não referende essa decisão, que representa tamanho retrocesso institucional, de modo que não se renuncie aos critérios de profissionalismo e eficiência nas indicações de cargos em empresas estatais”, disse a entidade em nota.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes cresceram 5,3% em janeiro

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 3,87 milhões de toneladas...

Últimas Notícias

BASF conclui aquisição da AgBiTech e amplia presença em biológicos no Brasil

A BASF concluiu, no dia 31 de março de 2026, a aquisição...

Últimas Notícias

Setor sucroenergético lidera exportações e leva agro paulista a US$ 906 milhões com a Índia em 2025

Impulsionado pelo complexo sucroalcooleiro, o agronegócio paulista movimentou US$ 906,5 milhões em...

Últimas Notícias

Opep+ concorda em aumentar produção de petróleo quando Estreito de Ormuz for reaberto

A Opep+ concordou neste domingo, 5, em aumentar suas cotas de produção...