Home Agrícola Usina Caeté, em Alagoas, está fazendo rotação de cana com soja em meiosi
AgrícolaÚltimas Notícias

Usina Caeté, em Alagoas, está fazendo rotação de cana com soja em meiosi

Usina Caeté decidiu mudar parte do plantio de seu canavial para o espaçamento simples (1,5 X 1,5 m), já normalmente utilizado nas usinas do Centro-Sul. Foto/Reprodução YouTube Alagoas Rural
Compartilhar

A rotação de cultura da cana com a soja tem ajudado a usina no controle de pragas e doenças do canavial

Muito utilizando no Sudeste o Brasil, o sistema de rotação de cultura com soja chegou a Alagoas. O grão passou a ser utilizado como solução para período de entressafra na Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, AL.

Segundo Mario Sérgio, superintendente da Usina Caeté para o programa AgroRural, existem estudos que mostram um  ganho de produtividade de 8 a 10 toneladas quando se faz a rotação de cana com soja. Outra grande vantagem, segundo ele, é a renda que gera para a usina.

“Como a soja é uma cultura comercial, a usina aproveita esse período em que não vai cultivar cana e arrenda para um sojicultor, com contrato de parceria. Assim, a usina ainda consegue fazer uma renda em cima dessa área. Essa receita ajuda consideravelmente abatimento dos custos de formação de canavial. Além disso, tem os benefícios para o solo, já que o cultivo da soja antes da cana ajuda no combate a pragas e ervas daninhas”, destacou o superintendente da Caeté.

Como as pragas da soja são totalmente diferentes da cana, quando se faz a rotação, é possível quebrar o ciclo das pragas mais importantes da cana como a a broca e a broca gigante. “Você quebra o ciclo, além do mais a área fica limpa com relação a infestação  ervas daninhas, já que com o plantio de soja transgênica, se tem uma planta resiste ao glifosato. O fato de se ter esse componente ajuda no controle das ervas daninhas, então a área fica limpa para entrar com o preparo de solo e plantio na sequência”, destacou.

Outra grande vantagem é a questão nutricional. O aumento de matéria orgânica no solo com a soja também aumenta o níveis nutricionais, principalmente do nitrogênio, que é um elemento essencial para o desenvolvimento da cana-de-açúcar. “Ainda temos, no cultivo da soja a aplicação de potássio que também fica como residual para aproveitamento da cana que será plantada a seguir”,

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...