Conecte-se conosco
 

Agrícola

Usina Caeté, em Alagoas, está fazendo rotação de cana com soja em meiosi

Publicado

em

A rotação de cultura da cana com a soja tem ajudado a usina no controle de pragas e doenças do canavial

Muito utilizando no Sudeste o Brasil, o sistema de rotação de cultura com soja chegou a Alagoas. O grão passou a ser utilizado como solução para período de entressafra na Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, AL.

Segundo Mario Sérgio, superintendente da Usina Caeté para o programa AgroRural, existem estudos que mostram um  ganho de produtividade de 8 a 10 toneladas quando se faz a rotação de cana com soja. Outra grande vantagem, segundo ele, é a renda que gera para a usina.

“Como a soja é uma cultura comercial, a usina aproveita esse período em que não vai cultivar cana e arrenda para um sojicultor, com contrato de parceria. Assim, a usina ainda consegue fazer uma renda em cima dessa área. Essa receita ajuda consideravelmente abatimento dos custos de formação de canavial. Além disso, tem os benefícios para o solo, já que o cultivo da soja antes da cana ajuda no combate a pragas e ervas daninhas”, destacou o superintendente da Caeté.

Como as pragas da soja são totalmente diferentes da cana, quando se faz a rotação, é possível quebrar o ciclo das pragas mais importantes da cana como a a broca e a broca gigante. “Você quebra o ciclo, além do mais a área fica limpa com relação a infestação  ervas daninhas, já que com o plantio de soja transgênica, se tem uma planta resiste ao glifosato. O fato de se ter esse componente ajuda no controle das ervas daninhas, então a área fica limpa para entrar com o preparo de solo e plantio na sequência”, destacou.

Outra grande vantagem é a questão nutricional. O aumento de matéria orgânica no solo com a soja também aumenta o níveis nutricionais, principalmente do nitrogênio, que é um elemento essencial para o desenvolvimento da cana-de-açúcar. “Ainda temos, no cultivo da soja a aplicação de potássio que também fica como residual para aproveitamento da cana que será plantada a seguir”,

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading