Home Últimas Notícias Usina Lins apresenta novo sistema de monitoramento de incêndios
Últimas Notícias

Usina Lins apresenta novo sistema de monitoramento de incêndios

Compartilhar
A ferramenta de monitoramento é equipada com inteligência artificial e detecta automaticamente fumaça e fogo em um raio de até 15 km
Num esforço contínuo para tomar ações mais rápidas e eficientes no combate aos focos de incêndio, a Usina Lins anuncia o lançamento de um novo sistema de monitoramento por câmeras com detecção de fogo e fumaça. Reconhecendo os incêndios como uma das principais causas de impacto ambiental e social, essa iniciativa reafirma o compromisso da empresa em contribuir para a mitigação desses impactos, protegendo a comunidade e promovendo a sustentabilidade.
Apresentada no dia 23 de novembro, no Centro de Operações Agrícolas (COA) da Usina Lins, o novo sistema é parte integrante das ações promovidas pela campanha “Juntos Prevenindo Incêndios”. A ferramenta é equipada com inteligência artificial e detecta automaticamente fumaça e fogo em um raio de até 15 km – podendo chegar até 20 km de raio através da observação visual do operador. Estrategicamente posicionadas, as câmeras cobrem 100% das propriedades da empresa e áreas vizinhas. O lançamento contou com a presença da Polícia Militar Ambiental de Lins, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Lins, Secretaria de Segurança de Lins e colaboradores da Usina Lins.

Carlos Eduardo Araujo de Toledo, Coordenador de Inteligência da Informação da Usina Lins, enfatiza a importância estratégica do sistema para o combate aos incêndios. “O monitoramento é uma peça fundamental em nosso compromisso com a segurança e a preservação ambiental, compromisso este que vem desde o início das operações, com a colheita de cana-de-açúcar feita 100% crua. Ao detectar precocemente os focos de incêndio, podemos agir com rapidez, minimizando danos e protegendo nossa comunidade”.

Durante a cerimônia, foram apresentados os planos de prevenção e planejamento estratégico de combate a incêndios estruturados pelo Sistema Integrado Agrícola de Emergência (Sinagre). Além do novo veículo 4×4, a empresa conta com uma frota de 16 caminhões pipa, três caminhões tanque de abastecimento de água, duas motoniveladoras e uma equipe de 130 brigadistas agrícolas. Para Murilo Raposo, coordenador agrícola da Usina Lins, investir em novas tecnologias é fundamental. “Estamos na época do ano mais crítica relacionada a incêndios. Por isso, a Usina Lins dá a devida importância para o tema e investe em inovações tecnológicas para mitigar os danos a sociedade, meio ambiente e empresa”.

 

 

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

São Martinho lança rota multimodal de açúcar com redução de até 87% nas emissões

Projeto desenvolvido com Rumo, Necta e Transvale utilizará caminhões movidos a gás...

ConjunturaOpiniãoÚltimas Notícias

Energia que nasce da cana: O potencial estratégico da bioeletricidade

Por Gustavo Segantini* Em meio às discussões sobre segurança energética, transição para...

DestaqueÚltimas Notícias

Mato Grosso consolida liderança com avanço do etanol de milho

Expansão das biorrefinarias amplia demanda por grãos, gera empregos, fortalece a pecuária...

Últimas Notícias

Suape Energia conclui implantação de primeiro motor termelétrico movido quase exclusivamente a etanol

Projeto desenvolvido em parceria com a Wärtsilä Energy avança para fase operacional...