Em um esforço contínuo para restaurar as áreas afetadas pelos incêndios de agosto de 2024, a Usina São Manoel iniciou, no mês de outubro, o plantio de árvores nativas com o apoio de mão de obra rural especializada da sua equipe agrícola. As ações de reparação foram iniciadas ainda no mês de setembro, com o preparo do solo. A agilidade em iniciar o projeto de restauração, em apenas 38 dias após o início do incêndio, reforça o compromisso da empresa com a preservação ambiental em suas áreas de influência direta.
Na Fazenda Boa Vista, localizada nas proximidades da represa do Crotti, o plantio já foi concluído com sucesso, totalizando 3.200 mudas de espécies nativas, contribuindo para a recuperação da vegetação local e o fortalecimento dos ecossistemas da região.
Na Fazenda São João do Baracat, o trabalho segue em andamento. Até o momento, já foram plantadas 30.000 mudas. A previsão é de que mais 4.000 mudas sejam plantadas.
Com essa iniciativa, a Usina São Manoel segue promovendo práticas sustentáveis no campo, visando a recuperação da biodiversidade e o equilíbrio ecológico das áreas impactadas pelos incêndios.