Home Destaque Com dívidas de 2 bilhões, USJ pede recuperação judicial
DestaqueUsinas

Com dívidas de 2 bilhões, USJ pede recuperação judicial

Compartilhar

A USJ – Usina São João de Araras, apresentou um pedido de recuperação judicial na justiça de Araras, SP, onde fica localizada a unidade, que detém a participação de 50% da SJC Bioenergia, que tem duas unidades no Estado de Goiás.

Em decisão publicada na  segunda-feira, 16, pelo juiz Matheus Romero Martins, da 2ª Vara Cível, a empresa Laspro Consultores é quem fica encarregada de fazer a avaliação das companhias e verificar a regularidade dos documentos apresentados.

O documento protocolado na última quinta-feira, 12, segundo o jornal Valor Econômico, inclui uma proposta de pagamento acordada com a maioria dos bondholders, com quem a USJ tem dívidas de cerca de R$ 2 bilhões.

A pedido de RJ entregue traz o resultado de negociações diretas feitas com o equivalente a 89% dos detentores de títulos emitidos pela USJ. O plano de pagamento envolve a venda de três fazendas e da participação da USJ na SJC Bioenergia, além do repasse do valor de dois precatórios referentes a ações contra o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Um terceiro precatório, ainda pendente de decisão judicial, também pode entrar no acordo.

O plano ainda estipula a manutenção de contratos de arrendamento com a USJ, garantindo o cultivo de cana para as usinas do grupo. A SJC Bioenergia, a Cargill – que detém 50% de participação – teria concordado em não exercer seu direito de preferência sobre as ações da USJ.

As ações da SJC Bioenergia levantariam o equivalente a R$ 1,5 bilhão, valor insuficiente para liquidar a dívida total da USJ. A proposta da sucroenergética envolveria pagar o valor restante após um período de carência de de 10 anos.

O valor seria amortizado por meio de dividendos operacionais e, caso não seja quitado em 30 anos, com até 5% de ações da USJ, sem direito a voto.

No pedido de RJ, a USJ afirmou que a crise é momentânea e pontual e o cenário futuro do setor tem perspectiva otimista, dada a recuperação dos preços do açúcar e do etanol. A USJ está sendo representada pelo escritório Thomaz Bastos, Waisberg e Kurzweil Advogados.

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Governo atualiza regras do zoneamento para plantio de cana-de-açúcar no Brasil

Nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático redefine áreas aptas, critérios...

Últimas NotíciasDestaque

Cana certificada ganha peso na estratégia de mercado

Avanço da certificação da cana reflete mudanças operacionais, ganhos ambientais, práticas regenerativas...

DestaqueIndústriaÚltimas Notícias

IA em tempo real redefine o controle de processos em usinas sucroenergéticas

Parceria com a Usina São Manoel comprova ganhos expressivos em eficiência e...