Home Últimas Notícias Uso do etanol da cana-de-açúcar ganha protagonismo na transição energética
Últimas Notícias

Uso do etanol da cana-de-açúcar ganha protagonismo na transição energética

Compartilhar
No Palco Justiça Climática, o Summit Agenda SP+Verde destacou o papel estratégico do etanol e sua expansão para o setor marítimo como solução de baixo carbono

O etanol foi defendido como uma solução imediata e comprovada para a descarbonização do setor de transportes, durante o Summit Agenda SP+Verde, em São Paulo. O combustível renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar, foi apontado como um dos pilares da transição para uma economia de baixo carbono — capaz de unir eficiência energética, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.

Para André Valente, diretor de Sustentabilidade da Raízen, o modelo brasileiro de produção de etanol representa um exemplo global de produtividade e inovação, com base sólida em práticas sustentáveis. “O Brasil tem um modelo robusto de produção de etanol que alia produtividade, inovação e sustentabilidade. O desafio agora é ampliar a aplicação dessa solução em diferentes setores, consolidando o etanol como vetor estratégico da transição energética nacional”, afirmou.

Já Danilo de Morais Veras, Public Affairs LAM da A.P. Moller Maersk, destacou o potencial do etanol em novos modais de transporte, especialmente o marítimo. Segundo ele, o combustível é “uma solução pronta e comprovada para a descarbonização do setor de transportes”, e sua adoção em diferentes modalidades pode demonstrar “como tecnologia e inovação geram impactos ambientais significativos e impulsionam o desenvolvimento sustentável”.

Os executivos participaram do painel “Etanol: Solução Pronta Para a Descarbonização do Setor de Transportes”, realizado no Palco Justiça Climática durante o Summit Agenda SP+Verde. O debate colocou o uso do etanol no centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, destacando os avanços do setor sucroenergético brasileiro, a infraestrutura necessária para ampliar sua aplicação e a importância de políticas públicas e investimentos logísticos para consolidar o Brasil como referência mundial em energia limpa.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...