O etanol foi defendido como uma solução imediata e comprovada para a descarbonização do setor de transportes, durante o Summit Agenda SP+Verde, em São Paulo. O combustível renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar, foi apontado como um dos pilares da transição para uma economia de baixo carbono — capaz de unir eficiência energética, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
Para André Valente, diretor de Sustentabilidade da Raízen, o modelo brasileiro de produção de etanol representa um exemplo global de produtividade e inovação, com base sólida em práticas sustentáveis. “O Brasil tem um modelo robusto de produção de etanol que alia produtividade, inovação e sustentabilidade. O desafio agora é ampliar a aplicação dessa solução em diferentes setores, consolidando o etanol como vetor estratégico da transição energética nacional”, afirmou.
Já Danilo de Morais Veras, Public Affairs LAM da A.P. Moller Maersk, destacou o potencial do etanol em novos modais de transporte, especialmente o marítimo. Segundo ele, o combustível é “uma solução pronta e comprovada para a descarbonização do setor de transportes”, e sua adoção em diferentes modalidades pode demonstrar “como tecnologia e inovação geram impactos ambientais significativos e impulsionam o desenvolvimento sustentável”.
Os executivos participaram do painel “Etanol: Solução Pronta Para a Descarbonização do Setor de Transportes”, realizado no Palco Justiça Climática durante o Summit Agenda SP+Verde. O debate colocou o uso do etanol no centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, destacando os avanços do setor sucroenergético brasileiro, a infraestrutura necessária para ampliar sua aplicação e a importância de políticas públicas e investimentos logísticos para consolidar o Brasil como referência mundial em energia limpa.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira, 10, que se...
Segundo o relatório, o crescimento do mercado será impulsionado pela recuperação do...
Criado há dez anos, tratado histórico remodelou a política energética e impulsionou...
As energias renováveis registram um crescimento da demanda acima das fósseis, afirma...
Excepteur sint occaecat cupidatat non proident