Home Últimas Notícias Vast e Be8 fecham parceria para desenvolver mercado de biocombustíveis no Porto do Açu
Últimas Notícias

Vast e Be8 fecham parceria para desenvolver mercado de biocombustíveis no Porto do Açu

default
Compartilhar

A Vast Infraestrutura e a Be8, líder na produção de biodiesel, anunciaram na última quarta-feira (26/03) a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para impulsionar o uso de biocombustíveis no setor marítimo do Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro. O acordo prevê estudos para que a Vast forneça a infraestrutura logística necessária no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), conectando a Be8 às distribuidoras de combustíveis e clientes do porto, com o objetivo de fomentar esse novo mercado sustentável.

O Porto do Açu, segundo maior do país em movimentação de embarcações, recebeu mais de 7,3 mil navios em 2024, consolidando-se como um hub estratégico para a navegação nacional. A parceria entre as empresas visa aproveitar esse potencial para inserir o biodiesel na matriz energética do transporte marítimo, setor responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.

“Esta nova parceria nos permite trabalhar com o biodiesel para bunker marítimo e com o Be8 BeVant®, avançando na descarbonização das operações portuárias”, explicou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. O Be8 BeVant® foi desenvolvido especificamente para substituir 100% do diesel fóssil em grandes consumidores, oferecendo uma solução imediata para redução de emissões.

A iniciativa ganha força após a ANP autorizar, em 2024, a comercialização de bunker com até 24% de biodiesel – uma mistura que não exige adaptações nos motores das embarcações. Eduardo Goulart, diretor comercial da Vast, destacou que o Porto do Açu tem papel fundamental na descarbonização do setor: “Atuamos em duas frentes: combustíveis de baixo carbono e eletrificação de embarcações, como já fazemos nos rebocadores do nosso terminal desde 2024”.

O acordo também avalia a possibilidade de o Porto do Açu se tornar um centro estratégico para importação de insumos como metanol e para exportação e cabotagem de biodiesel, solucionando gargalos logísticos do setor. O Terminal de Líquidos do Açu (TLA) será a base operacional para armazenagem e distribuição, enquanto áreas industriais disponíveis no porto podem receber futuras unidades de armazenagem da Be8. A parceria consolida o Porto do Açu como polo de inovação em energias renováveis para o transporte marítimo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...