Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Fórum Abisolo bate recorde de público e cumpre missão de levar conhecimento ao setor de tecnologia em nutrição vegetal

Publicado

em

Com recorde de público e de expositores, avaliação positiva dos participantes em relação a relevância e qualidade das palestras apresentadas, a VII edição do Fórum e Exposição Abisolo, encerrada nesta quinta (6), em Campinas/SP, foi considerada bem-sucedida pela direção da Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, que organizou e promoveu o evento. “Tivemos um público surpreendente, que demonstrou satisfação com a qualidade do conteúdo das palestras, coroadas por um debate bastante esclarecedor para o segmento de nutrição vegetal”, comentou Clorialdo Roberto Levrero, presidente da entidade. 

“Para nós, o evento foi um sucesso total em todos os aspectos. Além de batermos o recorde de público – ultrapassamos a marca de 500 pessoas – captamos, ao final do encontro, uma manifestação unânime dos expositores, que avaliaram que o evento atingiu plenamente seus objetivos, tanto que a maioria sinalizou que pretende participar novamente, em 2019, do VIII Fórum e Exposição Abisolo”, acrescenta Anderson Ribeiro, diretor de Comunicação Social da associação. “Penso que o evento agregou bastante, dando um salto de qualidade e um crescimento que o setor merece”, completou Levrero. 

Na avaliação do presidente da Abisolo, a mensagem que fica do encontro é de união da indústria de tecnologia em nutrição vegetal. “Entendo que, cada vez mais, precisamos trabalhar juntos, investir sempre em pessoas e tecnologias, além de acreditar no setor onde atuamos, que é hoje um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, uma vez que envolve tecnologia, tem um vínculo forte com criatividade, além de compromisso com sustentabilidade, tópicos que foram demonstrados em diversas palestras e pronunciamentos durante as palestras”, ponderou. 

No encerramento do Fórum, que contou, nos dois dias, com 12 palestras proferidas pelos maiores especialistas no segmento, houve um debate, coordenado pelo consultor Ivan Wedekin, da Wedekin Consultores, que teve a participação do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; do chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi; do consultor Marcos Fava Neves, da Markestrat; e do secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. Todos os participantes do debate também fizeram palestras no segundo dia do Fórum. 

De forma geral, as manifestações dos palestrantes foram no sentido de o segmento de tecnologia em nutrição vegetal continuar sendo vanguardista em termos de fomentar a inovação tecnológica para estimular o agronegócio brasileiro a se manter competitivo no cenário global. O ex-ministro Paulinelli fez um relato histórico sobre a trajetória e as tendências futuras do seguro e do crédito agrícola, chamando a atenção também para a necessidade de o agronegócio defender o trabalho da Embrapa. “Por tudo que a Embrapa representou na evolução do agronegócio brasileiro nas últimas décadas, devemos nos mobilizar para, em momentos de contenção de despesas, preservar áreas que são estratégicas para a geração de conhecimento e inovação para o agronegócio, como é o caso da Embrapa”, comentou Paulinelli. O ex-ministro da Agricultura também enfatizou o papel importante que a Abisolo desempenho no atual cenário: “Vocês da Abisolo são startups que deram certo! São empreendedores do agronegócio”. 

O secretário da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, por sua vez, igualmente destacou a necessidade de se dar atenção especial à inovação e tecnologia, chamando a atenção para o papel que a Abisolo desempenha nessa área. “Nesse sentido, nós da secretaria buscamos sempre incentivar ações voltadas para inovação, tecnologia e criatividade. Um exemplo disso é que devemos promover, em meados do próximo mês de outubro, a primeira edição do Campus Part do Agro, um evento que pretende mostrar a capacidade criativa e inovadora dos produtores paulistas”, afirmou Jardim, acrescentando que uma prova do potencial do agro em termos tecnológicos é que, metade dos aplicativos para dispositivos móveis desenvolvidos nos últimos tempos em São Paulo, são para uso na agricultura. 

O chefe-geral da Embrapa, Marcelo Augusto Boechat Morandi, ponderou que não dá para participar da corrida pela inovação sem fazer alianças. “Temos de trabalhar, todos nós, governo e iniciativa privada, de forma colaborativa, na busca pela inovação tecnológica, fator chave para a competitividade”, argumentou Morandi. Apesar de enfatizar a importância da tecnologia, lembrou que uma tendência mundial destaca que a tecnologia que trouxe o agronegócio até aqui não bastará no futuro. “Uma pesquisadora americana lembrou recentemente que o que importará, no futuro, é a questão da eficiente comunicação com o consumidor final. Nesse particular, vale recordar uma frase do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues que afirmou que nós do agro não sabemos conversar com o povo brasileiro”, finalizou Morandi. 

Já o consultor Marcos Fava Neves fez um balanço da economia brasileira e do agronegócio de forma específica, passando a mensagem de que o cenário geral atual é bem melhor do que o do ano passado. “Hoje temos diversos sinais positivos: inflação com forte queda, melhor saldo comercial, forte sinalização de controle dos gastos estatais, certa queda no endividamento das famílias, tendência declinante nos juros, além de um bom resultado para as concessões de quatro aeroportos, o que sinaliza boas perspectivas de entrada de recursos externos na economia brasileira”, lembrou o consultor, destacando ainda que tudo isso favorece o agronegócio. 

Além das palestras dos participantes do debate final, o segundo dia do Fórum Abisolo contou também com a palestra CETESB – Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, proferida pelo gerente de desenvolvimento da Cetesb, Alfredo Carlos Cardoso Rocca; e outra sobre o tema Principais alterações nas Instruções Normativas e suas Consequências para o Setor, que ficou a cargo do coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Hideraldo Coelho.

A VII edição do Fórum e Exposição Abisolo contou com patrocínio ouro da Compass Minerals e Produquímica. Também patrocinaram o evento: Agrichen, Ata Tensoativos, Borax, Brenntag, Croda, Fertilizantes Heringer, Milliken, Rigrantec, Univar e Wacker. O evento teve ainda o apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários e ASBRAM – Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos. Já em termos de mídia, o Fórum foi apoiado pelos seguintes veículos:  Revista RPAnews,  A Granja, AgroLink, Revista Attalea Agronegócios, AgroDBO, Campo & Negócios, Cultivar Notícias Agrícolas.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade