Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Diesel: governo considera redução de impostos

Publicado

em

Reprodução/Pé na Estrada | Crédito: Reprodução/Pé na Estrada Direitos autorais: Reprodução/Pé na Estrada

O governo do Brasil está considerando uma emenda constitucional para permitir que os estados e o governo federal reduzam os impostos sobre o diesel. De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, essa medida promovida pelo presidente Jair Bolsonaro poderia ajudar a controlar os aumentos de preços.

Em um seminário organizado pelo Credit Suisse, Guedes disse que uma redução nos impostos sobre o diesel está sendo cuidadosamente estudada, mas também disse que não faz sentido o governo subsidiar a gasolina enquanto caminha para uma economia verde.

“Estamos estudando isso com muita parcimônia, analisando exatamente quais impostos podem ser reduzidos moderadamente. Pode ser que um (redução de imposto) sobre o diesel possa avançar um pouco mais”, disse em evento realizado na última semana.

Guedes disse que as receitas tributárias cresceram estruturalmente no maior país da América Latina, abrindo espaço para uma pequena redução de impostos que pode chegar a “10% a 20%”.

Para Bolsonaro, uma emenda constitucional permitiria a redução ou eliminação de impostos sobre diesel, gasolina e etanol, além de tarifas de energia elétrica e gás de cozinha.

Os custos de combustível e energia aumentaram no ano passado, ajudando a aumentar a inflação de dois dígitos e afetando a popularidade de Bolsonaro enquanto ele busca a reeleição este ano.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading